Anadia: Autarquia subsidia ações de vigilância florestal e disponibiliza meios

861
Vigilância florestal.
Comercio 780

A Câmara de Anadia decidiu, recentemente, atribuir a cada uma das associações envolvidas na vigilância florestal durante a época de fogos um subsídio de 18 mil euros.

Ao todo, o apoio para ações de prevenção de incêndios florestais, este ano, irá chegar aos 54 mil euros.

“Este valor tem como objetivo compensar os encargos inerentes à vigilância, nomeadamente a manutenção dos veículos, entre outras despesas”, adianta uma nota de imprensa.

Para além do apoio financeiro, a autarquia disponibiliza ainda as viaturas motorizadas (três por associação), 700 litros de combustível a cada associação, comunicações, equipamento de identificação e proteção individual e outro tipo de equipamentos de apoio para a boa execução da vigilância.

O sistema de vigilância móvel de 1 de julho a 30 de setembro nas manchas florestais do concelho de Anadia abrange as Juntas de Freguesia de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros e várias associações (Associação de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, Voluntários de Ferreiros, Associação Cultural e Recreativa de Algeriz).

Os meios envolvidos esperam “contribuir para a redução do número de ocorrências de incêndios, identificando potenciais agentes causadores e dissuadindo comportamentos que propiciem esses acontecimentos.”

A Câmara afirma-se empenhada em “proteger a mancha florestal do concelho com grande expressão na economia local, bem como dar mais tranquilidade às populações mais isoladas que vivem em redor da mesma.”

As ações de vigilância serão efetuadas em coordenação com a Guarda Nacional Republicana (GNR), os Bombeiros Voluntários de Anadia, o Coordenador Municipal da Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Anadia.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780