Anadia: Autarquia disposta a apoiar unidade local de estimulação multissensorial

971
Câmara de Anadia.

O município de Anadia manifestou disponibilidade apra apoiar a candidatura do projeto de inovação social que prevê a criação de uma “Unidade Ambulatória de Estimulação Multissensorial” apresentada pelo Centro Social Nª Sra. Do Ó de Aguim ao Programa “Parcerias para o Impacto – Portugal Inovação Social”.

A ‘Carta de Compromisso’ assinada pelos parceiros prevê o cofinanciamento por parte da autarquia e o acompanhamento técnico, através de uma equipa multidisciplinar a trabalhar na área da inovação e empreendedorismo social, pertencentes ao Gabinete de Apoio às Empresas e ao Empreendedor e ao Serviço de Ação Social da Rede Social de Anadia.

No caso de ser aprovado, o projeto será desenvolvido ao longo de três anos com um orçamento de cerca de 85 mil euros, sendo comparticipado em cerca de 70 por cento pelos Fundos Comunitários, através do Portugal 2020, e os restantes cerca de 30 por cento ficarão a cargo de investidores sociais.

O município de Anadia é um dos investidores e financiará esta ação com uma verba até 15 mil euros.

Pretende-se alcançar uma participação de 25 idosos em cada semestre, sendo que cada idoso deve ser envolvido, em pelo menos três atividades por mês com ações que permitam retardar a evolução da demência e aumentar a interação social e diminuir os sentimentos de solidão e depressão.

O projeto implica a criação de uma equipa técnica constituída por uma Animadora Sócio-Cultural, uma psicóloga e uma fisioterapeuta.

A candidatura prevê ainda a aquisição de uma viatura de nove lugares adaptada para pessoas com mobilidade reduzida para que se possa efetuar o transporte dos utentes.

Publicidade, Serviços & Donativos