Anadia: Autarquia ajuda IPSS’s com valências de infância, ATL e creche

350
Apoio à infância (Centro Bem Estar de Tamengos).

A Câmara de Anadia deliberou denunciar o contrato de arrendamento de um prédio municipal que o Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Tamengos utiliza desde 2011 para acolher as valências de jardim de infância e ATL. O edifício em causa, aos dias de hoje, já não se encontra em conformidade com as exigências da legislação, nomeadamente no que diz respeito ao estabelecido no Regime Jurídico da Segurança contra Incêndios.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A necessidade de intervenções de requalificação, já com projeto em elaboração, torna “imperioso” que o espaço seja desocupado, tendo a IPSS um prazo até agosto próximo para entregar as chaves.

Segundo informação prestada pela presidente da edilidade bairradina, Teresa Cardoso, em recente reunião do executivo, existe um acordo com a direção do Centro Social para que o próximo ano letivo seja iniciado num outro espaço, permitindo “evitar constrangimentos com mudanças para efeitos de execução dos trabalhos” previstos.

Assim, de forma a garantir a proximidade da IPSS à zona escolar, permitindo continuar a desenvolver a valência de ATL com o consentimento da Segurança Social, a solução passará pelo edifício onde se encontra a funcionar a sede da Associação Cultural de Tamengos, também propriedade municipal, feita “a necessária adaptação”. Uma alternativa enquanto decorrerem as obras no edifício de jardim de infância – ATL na rua das Camélias.

Aquando da requalificação do Centro Escolar de Tamengos esteve prevista a inclusão do 1º Ciclo e do Pré Escolar. No entanto, o número de inscrições no 1º Ciclo obrigou a recorrer a sala às sala do Pré Escolar.

A Junta de Freguesia de União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro aceitou acolher o Pré Escolar no seu edifício-sede, à semelhança do que tinha acontecido em anos anteriores enquanto a escola esteve em obras. O que se mantém na atualidade.

Nesta altura, está a ser equacionada a ampliação do Centro Escolar de Tamengos, mas apenas com a resposta de Pré Escolar, com a disponibilidade de outras salas que permitam dar resposta à questão do ATL, que é da responsabilidade do Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Tamengos.

Apoio para nova creche

A Câmara de Anadia aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira de 5.000 euros ao Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim que é destinada a apoiar o
investimento para equipar novas salas de creche. A IPPS investiu na realização de obras na reposta social de creche, no âmbito de candidatura apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.