Anadia: Anunciadas medidas “extraordinárias” para apoio social e económico

3576
Centro da cidade de Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

O município de Anadia aprovou “medidas extraordinárias para apoiar o tecido social e económico do concelho” como tentativa de “reduzir” os efeitos da crise causada pela pandemia de Covid-19, envolvendo um investimento de 800 mil euros.

Segundo a edilidade, o pacote de apoio “Anadia estamos juntos” surge para “ajudar à devolução da estabilidade às famílias e empresas”.

P programa vigora até ao final de 2020, podendo sofrer ajustes em função da evolução da situação epidemiológica e de normas e orientações provenientes da Direção-Geral da Saúde e do Estado.

No âmbito da ação social, a autarquia entendeu alargar os apoios a famílias “cuja situação socioeconómica tenha sofrido alterações provocadas pela pandemia”, com “perda, parcial ou total, de rendimentos do agregado.”

As famílias podem beneficiar de uma linha específica que pode ir até três meses de apoio em dinheiro e/ou bens alimentares.

Outra da medida, que tem um “impacto transversal”, prevê três meses (Maio, Junho e Julho) em que “a factura da água chegará com reduções ou, em muitos dos casos, isenção total de pagamento”, beneficiando famílias carenciadas, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA), Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), comércio, indústria, Juntas de Freguesia e associações, para além dos consumidores domésticos.

A Câmara tomou a decisão de antecipar a ajuda financeira que costuma dar no final de cada ano às instituições, assim como o reforço financeiro extraordinário quer para os bombeiros quer para as IPSS com estrutura residencial para idosos e/ou serviço de apoio domiciliário.

Na acção social escolar, foi aprovada a aquisição, de preferência no comércio local, de mais material informático e serviços de internet para disponibilizar, já no próximo ano letivo, a alunos do concelho que não disponham nem de meios tecnológicos, nem de capacidade financeira, de forma a criar maior igualdade nas condições de acesso ao ensino à distância.

As medidas de apoio à atividade económica do concelho incluem também a isenção do pagamento de taxas municipais para requerimentos de ocupação de espaço público e publicidade e de taxas no mercado municipal.

Para o comércio local e tradicional, o município de Anadia criou um programa que pretende “promover e recuperar o consumo, incutindo aos cidadãos o hábito de comprarem nos estabelecimentos locais”.

Está prevista uma promoção do comércio local e tradicional, a colocação de um dístico visível à entrada de cada estabelecimento que indica o cumprimento das regras de higiene e segurança, definidas no âmbito do combate à Covid-19, o lançamento de um cartão eletrónico no segundo semestre do ano para compras com descontos e serviços disponibilizados pela autarquia e uma plataforma digital de promoção e vendas on-line.

Medidas empresariais

» Alargamento do programa à participação de empresas do concelho em certames nacionais e internacionais para o ano de 2021;

» Apoio à empregabilidade, em articulação com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Neste caso, pretende-se atrair novas empresas para o concelho e divulgar ofertas de emprego.

Discurso direto

“É tempo de relançar a economia do concelho e de retomar o caminho do crescimento sustentado e da qualidade de vida As medidas complementares agora anunciadas cumprem o dever especial de proteção autárquica a munícipes, famílias, associações e empresas. Direcionar, de forma responsável e atempada, recursos financeiros do orçamento municipal, que contribuam para apoiar os anadienses no combate aos efeitos causados pela Covid-19 é necessário e prioritário” – Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia.

(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Publicidade, Serviços & Donativos