Mealhada: Antigos lavadouros do Luso adaptados para espaço museuológico e cultural

370
Antigo 'lavadouro' da Vila do Luso.

A Câmara da Mealhada adjudicou a empreitada para instalar o ‘Espaço Museológico – Clássicos da História do Luso e Arranjos Exteriores’, num investimento a rondar 355 mil euros. A obra vai transformar os antigos lavadouros do Luso num novo espaço cultural. O prazo de execução é de sete meses.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado, “o edifício dos antigos lavadouros, já bastante degradado, será objeto de uma reabilitação total”. O novo espaço terá uma vertente museológica, onde exibirá elementos históricos e identitários da freguesia, e outra de polivalente, com capacidade de acolher diversas iniciativas culturais.

A obra irá transformar os antigos lavadouros do Luso, mas foi projetada com salvaguarda da área de lavadouro, seja para o fim a que se destinava originalmente, seja também como elemento de memória coletiva da população. A empreitada inclui arranjos à área envolvente ao edifício.

A empreitada enquadra-se no Programa de Reabilitação Urbana da Vila do Luso, sendo objeto de uma candidatura apresentada pela AD DELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-20 e do Portugal 2020, concretizada através de um contrato de comodato com a Junta de Freguesia do Luso. O investimento elegível aprovado é de 129.794 euros.

Discurso direto

“Defendemos a preservação da memória coletiva e este é um elemento de identidade desta vila, quer para os residentes, quer para os muitos turistas, que passam a ter mais uma referência para visitação. Ao assumir esta função de acolher diversas iniciativas culturais, ganha esta característica da polivalência, muito útil para a comunidade” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.