Alunos de Estarreja selecionados para apresentar ‘boia inteligente” em concurso de empreendedorismo espanhol

2361
Alunos do Agrupamento de Escolas de Estarreja.

A Escola Secundária de Estarreja tem uma das três ideias portuguesas finalistas no concurso internacional da Fundação La Caixa, agendado para maio.

Segundo uma nota de imprensa da edilidade local, o projeto dos estudantes estarrejenses, o “Neptuno Speaker”, uma boia de salvamento aquático inteligente, “está entre as 35 melhores ideias apresentadas das 1238 que chegaram dos quatro cantos do mundo.”

Já os professores envolvidos vão poder participar em diversos ateliês de formação para melhorar os projetos e as competências empreendedoras.

O grupo de jovens da Escola Secundária de Estarreja concorreu ao concurso “Desafio Empreende 2019” no âmbito do Programa Jovens Empreendedores da Fundação La Caixa.

Os concorrentes vão agora tomar parte no “Campus Desafio Empreende”, em Barcelona, de 8 a 11 de maio.

Agostinho Silva, Carlos Teixeira, Inês Cruz e Maria Castillo, do Curso Profissional Técnico de Gestão, apresentaram-se sob a orientação dos professores Rosário Santos, Cristina Ribeiro, Paulo Almeida e Nuno Branco (coordenador).

A ideia dos alunos é desenvolver “uma boia inteligente” que pode ajudar a inovar no salvamento aquático.

Um trabalho desenvolvido em parceria com da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro seguiu o desafio da da Fundação La Caixa, que incentiva “a interação do saber técnico-científico assente numa abordagem exploratória e investigativa”.

Foi a primeira vez que este concurso contou com escolas portuguesas. Concorreram 43 projetos nacionais dos quais três foram selecionadas para viajar até Espanha. As outras escolas vencedoras foram o Colégio de Nossa Senhora da Graça, com o projeto “BinCare” (CAT A), e a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, com o projeto “TecnoTrash” (CAT B).

A autarquia de Estarreja é parceira do Núcleo de Empreendedorismo do Agrupmento de Escolas com apoio ao nível da assessoria jurídica no processo de pedido de esclarecimento sobre o registo de marca e de design no âmbito da execução do projeto.

Publicidade, Serviços & Donativos