Alunos da UA receberam incentivos para criar protótipos tecnológicos

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Universidade de Aveiro.
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O concurso de empreendedorismo dinamizado pela empresa de investimentos tecnológicos Bright Pixel em conjunto com a Universidade de Aveiro (UA) apoiou durante o ano letivo findo a criação de 14 protótipos tecnológicos por alunos locais. Dois deles foram realizados em colaboração com o grupo Sonae. No total, 30 alunos participaram na iniciativa.

A equipa vencedora viu as suas propinas do segundo ano de mestrado financiadas na totalidade e os estudantes que ficaram em segundo lugar receberam um apoio de 50% nas propinas, informa um comunicado.

Os promotores dizem que foi a primeira vez que uma empresa disponibilizou “financiamento a alunos para desenvolverem projetos, dando-lhes total liberdade criativa.”

Um projeto-piloto dirigiu-se aos alunos do Mestrado em Comunicação e Multimédia da UA (MCMM), a quem disponibilizou uma bolsa a cada grupo “para aplicarem em tecnologia e materiais necessários, com o objetivo de impulsionar a criação de soluções inovadoras.”

Durante o ano letivo, foram realizados momentos de mentoria com a Bright Pixel e outras empresas do grupo Sonae. Foram os casos do projetos ‘Grønn’ para criar paredes interativas que ajudam o cliente a selecionar os eletrodomésticos com maior eficiência energética, que terminou em primeiro lugar,e do ‘Avocado’, plataforma de suporte ao planeamento de auditorias alimentares.

A ‘Work UP’, uma solução composta por hardware e mini-jogos a serem utilizados durante o horário laboral, para reduzir as lesões e aumentar a produtividade, ganhou o segundo prémio.

Discurso direto

“Estamos orgulhosos de ter lançado, em conjunto com a Universidade de Aveiro, este projeto inovador a nível universitário em Portugal. A Bright Pixel tem como objetivo impulsionar a criação de novos projetos e apoiar a sua transformação numa startup de sucesso e acreditamos que este espírito empreendedor deve ser incutido desde cedo. Ao observarmos a recetividade e criatividade destes alunos, percebemos o quão importante é que as universidades intervenham neste processo. Há muito potencial nos jovens portugueses e é preciso incentivá-lo, porque há espaço para inovar dentro e fora de Portugal.” – Celso Martinho, cofundador e CEO da Bright Pixel.

“O resultado desta parceria ultrapassou a nossa expectativa inicial. O modelo de Project Based Learning adotado no MCMM foi de uma grande utilidade na dinamização das atividades. A experiência na área da indústria e a visão de negócio dos parceiros da Bright Pixel e da Sonae MC permitiram complementar a formação académica da responsabilidade do corpo docente do mestrado, com uma visão e mentoria externa, orientadoras para a criação de startups.” – Carlos Santos, diretor do MCMM.

Sobre a Bright Pixel:

A Bright Pixel é um projeto que nasceu em abril de 2016 com o intuito de investir em projetos de cariz tecnológico. Trata-se de uma venture builder studio e veículo de investimento early stage, com duas áreas que trabalham de forma interligada:
– Uma equipa experiente de programadores, designers e product e business developers, dedicada a apoiar projetos tecnológicos que estão numa fase early stage.
– Uma equipa dedicada ao investimento em startups, que dispõe de vários mecanismos através dos quais apoia e investe ativamente em projetos early stage de cariz tecnológico. Entre eles, destaca-se o fundo de 8 milhões de euros, recentemente, lançado para investir em startups com operações centradas em Portugal.

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