Alta Velocidade: Consulta pública em Estarreja

1390
EIA - Resumo (Alta Velocidade).
Dreamweb 728×90 – Video I

Decorre até dia 16 de junho, a consulta pública do procedimento de avaliação de impacte ambiental do processo de Licenciamento Único de Ambiente do projeto de Alta Velocidade – Fase 1: Troço Porto / Soure, Lote A – Troço Aveiro (Oiã) / Porto (Campanhã)” – AIA 3610. Mesmo sem a colaboração da entidade promotora do projeto, Câmara Municipal de Estarreja e Juntas de Freguesia unem-se para prestar apoio aos Munícipes no esclarecimento de dúvidas e na participação nesta fase crucial em que são auscultados todos os interessados.

Da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), como entidade promotora do projeto e coordenadora, o projeto em avaliação é parte integrante da Nova Linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa.

No território concelhio, as soluções propostas consistem em dois corredores alternativos (solução A e solução B), a nascente e a poente da A1, e em variantes da conjugação das soluções agora em fase de estudo. De um modo geral, a Solução A posiciona-se a nascente e a Solução B a poente, seguindo ambas na proximidade do corredor da A1 (a Solução B sempre a poente da autoestrada e a Solução A ora a poente ora a nascente, cruzando por três vezes a autoestrada).

O lote A – Troço Aveiro (Oiã) – Porto (Campanhã) desta fase 1 atravessa o concelho de Estarreja, nomeadamente as freguesias de Canelas/ Fermelã, Salreu, Beduído/ Veiros e Avanca, prevendo para Canelas uma ligação à Linha do Norte que garante o serviço de alta velocidade na Estação de Aveiro, e qualquer um dos traçados, seja a poente ou a nascente, implica impactes negativos significativos para o território estarrejense.

Os serviços técnicos municipais estão a analisar os documentos em consulta pública, para emissão de parecer técnico ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Estudo Prévio das soluções/traçados alternativos, no território concelhio, que sustente e apoie qualquer posição que venha a ser tomada no âmbito do processo de consulta pública, por todos os interessados.

Sessões de informação nas freguesias

De forma a promover o cabal esclarecimento da população sobre o assunto, a Assembleia Municipal de Estarreja solicitou a presença da IP numa sessão agendada para 31 de março, com o objetivo de apresentar o projeto da linha ferroviária de Alta Velocidade, tendo a IP respondido que não tinha disponibilidade para participar.

Perdendo-se uma oportunidade que seria fundamental para esclarecer as dúvidas e preocupações que neste momento assolam os cidadãos, as autarquias – Câmara Municipal e Juntas de Freguesia – decidiram promover sessões de informação, mesmo sem a presença da entidade promotora do projeto, que se realizarão nos seguintes dias e locais, com início às 21h:
24 de maio – Sede da União de Freguesias de Canelas e Fermelã (Rua Direita, Canelas)
25 de maio – Edifício da antiga Escola da Srª do Monte, Salreu
30 de maio – Sede da União de Freguesias de Beduído e Veiros (Rua de São Tiago, Estarreja)
31 de maio – Sede da Junta de Freguesia de Avanca (Largo da Igreja, Avanca)

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.