Albergaria-A-Velha: Encontro europeu sobre participação dos jovens na comunidade

987
Foto CM de Albergaria-A-Velha.

O Município de Albergaria-a-Velha, representado pela Vereadora da Educação Catarina Mendes, marcou presença no evento Policy Lab 2, do programa europeu “Start the Change!”, que decorreu nos dias 28 e 29 de março, em Zagreb.

A Vereadora deslocou-se à Croácia a convite do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, que integra o programa. Este programa reúne escolas e entidades promotoras do associativismo juvenil, voluntariado e políticas para a juventude de Portugal, Macedónia do Norte e Croácia.

Ao longo dos dois dias de trabalho, foi discutida a participação de crianças e jovens e a importância desta no caminho para uma sociedade mais inclusiva e democrática. Os participantes do evento refletiram sobre o direito à participação juvenil e a forma de lhe dar sentido, aspetos como a vulnerabilidade e a radicalização e a transformação de políticas para a juventude em objetivos e ações concretas. Com este encontro, pretendeu-se refletir a necessidade de dar voz aos jovens nos diferentes contextos, particularmente nas escolas, valorizando e implementando os projetos e ideias que eles defendem a nível local, nacional e global.

“Start the Change!” é um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia que visa sensibilizar os cidadãos europeus para a importância de um esforço conjunto que contribua para a erradicação da pobreza, a proteção do planeta e garanta a paz e a prosperidade para todos, conforme estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O “Start the Change!” visa propor um modelo educacional replicável que aumente o envolvimento de estudantes e jovens nas suas comunidades; dar aos jovens ferramentas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, envolvendo-os ativamente nas questões de migração e desenvolvimento, a partir das suas experiências práticas; e fortalecer as redes entre escolas, organizações e autoridades locais.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.