Albergaria-a-Velha distinguida pela intervenção social junto da população sénior

723
Albergaria-a-Velha, Paços de Concelho.
Comercio 780

O Município de Albergaria-a-Velha, que integra uma rede nacional de Autarquias Solidárias, recebeu a distinção “Intervenção Social Sénior Recomendada 2022”, atribuída pela plataforma Cidade Social.

No seu caderno de candidatura, o Município apresentou os seus programas dirigidos à população mais idosa, nomeadamente o Programa Idade Maior, o Serviço de Teleassistência e consequente acompanhamento, o Cartão Sénior e o Projeto Gerações Solidárias. Todas as candidaturas foram avaliadas e alvo de votação pela entidade organizadora, Cidade Social, e pelas outras autarquias que integram a rede nacional de Autarquias Solidárias.

Com o aumento significativo da população mais velha, uma tendência que se regista a nível nacional, o Município tem vindo a desenvolver uma série de projetos que visam aumentar a qualidade de vida das pessoas desta faixa etária. O Programa Idade Maior (PIM) permite que todas as pessoas com mais de 55 anos frequentem diversas oficinas, que abrangem áreas tão diversas como a música, o teatro, a informática, os trabalhos manuais ou a promoção da leitura. O PIM organiza, ainda, outras atividades pontuais, tais como passeios seniores, chás dançantes ou sessões de sensibilização.

Outra área valorizada na candidatura Albergariense foi o Serviço de Teleassistência, disponibilizado gratuitamente, e que já contou com mais de 120 beneficiários. Todas as pessoas que vivem em situação de isolamento social e geográfico podem contar com a ajuda do serviço de ação social, para um acompanhamento e apoio personalizado e encaminhamento para diversos serviços. Para todas as pessoas com mais de 65 anos, o Município oferece ainda o Cartão Sénior, cujos benefícios assentam na oferta e descontos em certos serviços e, ainda, para as pessoas com baixos rendimentos, a oferta de 25% de desconto na medicação e de 1m3 de água. Quanto ao projeto Gerações Solidárias, ele é constituído por uma rede de voluntários que visitam e apoiam regularmente as pessoas idosas que se sentem mais sós.

Em 2021, o Município de Albergaria-a-Velha recebeu a distinção “Autarquia Solidária”, integrando, desde então, uma rede de municípios que promove a partilha de boas práticas nas áreas de cooperação e desenvolvimento comunitário, na construção de sociedades mais solidárias e equitativas.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.