Albergaria-a-Velha: Câmara lança concurso para centro de recolha oficial de animais

544
Albergaria-a-Velha (centro).
Dreamweb 728×90 – Video I

O Município de Albergaria-a-Velha aprovou, em Reunião de Câmara, a abertura do procedimento para a construção do centro de recolha oficial de animais de companhia municipal, com as devidas condições de assistência e higiene, para receber temporariamente canídeos e gatídeos vadios ou errantes.

O valor de abertura de procedimento é de 200.151,609 euros mais IVA. Este projeto obteve financiamento da DGAV sendo estabelecido um acordo para a execução de infraestruturas com uma comparticipação de 50.000,00 euros por parte do Estado.

A construção do Centro de recolha oficial de animais de companhia de Albergaria-a-Velha visa essencialmente criar condições físicas para alojar temporariamente animais vadios ou errantes, na medida que é um objetivo sanitário primordial a vigilância de zoonoses graves – como é o caso da raiva, quase sempre mortal – e o controlo da propagação de outras, como leishmaniose, equinococose/hidatidose, sarnas e tinhas.

Em termos de estrutura física, o centro de recolha vai ter uma zona de canil, com 20 celas e 4 parques exteriores, e uma zona de gatil, com 3 celas e um parque exterior. O equipamento municipal vai ter, ainda, um bloco operatório, com esterilização e sala de recobro; sala de vacinação/tratamentos; gabinete de veterinário; gabinete de enfermagem e uma sala de atendimento.

A construção do canil é mais um dos projetos do Município no âmbito da Estratégia Bem-estar Animal, sendo uma das prioridades deste Executivo.

Publicidade, Serviços & Donativos