Alb.-A-Velha: Antiga ‘Casa do Professor’ vai acolher Centro Interpretativo da Pateira de Frossos

1390
'Casa do Professor', Frossos.
Smartfire 728×90 – 1

Arrancaram as obras de remodelação e ampliação da antiga ‘Casa do Professor’ em Frossos, Albergaria-a-Velha, onde será instalado o futuro Centro Interpretativo da Pateira de Frossos, investimento municipal de 165.000 euros.

A intervenção decorre no âmbito da “valorização e dinamização da Pateira de Frossos para o turismo sustentável”.

Segundo uma nota da edilidade, o projeto de reabilitação prevê a criação de uma área pública com uma receção ao visitante, auditório, sala polivalente/ exposição permanente, sala de formação/exposições temporárias, cozinha/sala de oficinas práticas.

Existirá ainda um open space com seis postos de trabalho e uma sala de reuniões, espaço de laboratório e casas de banho públicas.

“O restante terreno, sem construção, será disponibilizado para uma horta pedagógica e viveiro, com telheiro de apoio para atividades no exterior”, adianta o comunicado.

De acordo com a Câmara, o Centro Interpretativo da Pateira de Frossos “vem complementar a oferta de equipamentos existentes, promovendo a dinamização de diversas atividades – exposições, oficinas, visitas orientadas – que potenciem o conhecimento das riquezas naturais da zona Ribeirinha do Rio Vouga”.

Habitat de aves migratórias

“Com uma paisagem única, de elevada importância como habitat de aves migratórias, a Pateira de Frossos destaca-se pela sua grande diversidade e valor ecológico, que urge proteger, divulgar e preservar. Nos últimos anos, o Executivo Municipal tem apostado na valorização turística e ambiental da área, criando várias infraestruturas que permitem usufruir melhor da flora e da fauna, tal como a ciclovia Frossos – Angeja, os percursos pedestres Trilho da Pateira de Frossos e Trilho das Cegonhas, bem como a instalação de postos de observação de aves. A Pateira de Frossos é um ecossistema complexo e surpreendente que requer uma atenção especial no que respeita à sua valorização para o turismo de natureza e para a educação”.

Artigo relacionado

Albergaria-a-Velha aposta na Valorização Turística da Pateira de Frossos

Publicidade, Serviços & Donativos