Águeda: Subsídio municipal ao arrendamento beneficia mais 66 famílias

1008
Câmara de Águeda, Paços de Concelho.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Águeda está a apoiar a inclusão social das famílias carenciadas, através da integração nos bairros do concelho, assim como de incentivos aos proprietários para disponibilizarem casas no mercado de arrendamento.

A ação é feita através de subsídios ao arrendamento que, numa primeira fase, este ano, vão beneficiar 66 agregados familiares, recebidos, na última semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Considerando as dificuldades financeiras que algumas famílias apresentam, este apoio representa também uma garantia de cumprimento de pagamento da renda para os proprietários, que assim continuam a disponibilizar estas habitações no mercado de arrendamento”, explica um comunicado da edilidade.

Ao invés de criar bairros sociais e “segregar a comunidade”, a edilidade decidiu aplicar um novo modelo de apoio que considera “mais justo e funcional, para além de contribuir para uma melhor integração social” e incentiva os proprietários a melhorar as casas e as colocarem disponíveis no mercado de arrendamento.

O valor da renda apoiado pela autarquia é transferido diretamente para o proprietário, sendo o restante pago pelo arrendatário.

O apoio destina-se “a pessoas em situação de vulnerabilidade, que apresentaram o seu pedido de apoio nos termos do regulamento municipal”.

A Câmara vai investir um total de 118.930,71 euros na primeira fase do programa.

Discurso direto

“Esta é uma aposta clara do Município, de providenciar um apoio efetivo aos arrendatários numa altura das suas vidas que de facto precisam. Esta medida de apoio à habitação procura ser o mais justa e prática e responde a uma necessidade das famílias” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780