Águeda: Protocolo permite ajudar as pessoas a tomarem corretamente os medicamentos

1648
Assinatura de protocolo com a Associação Dignitude, em Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara Municipal de Águeda formalizou o protocolo com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e com a Associação Dignitude que permite implementar, em Águeda, um serviço de preparação individualizada e personalizada de medicação, sendo que Águeda é o primeiro Município no país a aderir a este programa pioneiro.

Este serviço farmacêutico diferenciado promove a utilização correta, segura e efetiva da medicação com recurso a um dispositivo de múltiplos compartimentos para a organização de medicamentos, homologado pelo Infarmed, contribuindo para uma redução dos erros de administração de medicação prescrita devido a confusão, duplicações e/ou esquecimentos. Vai ser implementado em qualquer das 13 farmácias do Concelho de Águeda que venham a aderir a este programa.

Para os utentes que tenham dificuldades económicas, a Câmara de Águeda decidiu atribuir um incentivo. Os munícipes serão identificados/sinalizados e encaminhados para o projeto pelos Centros de Saúde, pelas próprias farmácias ou pelos serviços municipais, sendo que competirá à autarquia analisar a condição sócio-económica dos utentes, que serão apoiados no acesso a este serviço farmacêutico de acordo com os seus rendimentos.

Para além do protocolo para a prestação deste serviço, a Câmara Municipal de Águeda aderiu ao Programa Abem, da Associação Dignitude, uma Rede Solidária do Medicamento que pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento por parte da população carenciada, garantindo que todas as pessoas possam comprar os medicamentos comparticipados que lhes são prescritos.

Município de Águeda

Publicidade, Serviços & Donativos