A Mais Valia do Treino Mental

1525
Treino de futebol (imagem genérica).

A Mentalidade SIIIGAAAA é a forma de pensar dos líderes e dos vencedores e pode ser trabalhada individual ou coletivamente. Conseguem imaginar o que será por exemplo todos os elementos de uma equipa, pensarem desta maneira? Eu consigo, e o treino mental permite isso.

Por Bruno Seco *

Treinar é repetir e a repetição leva à excelência.
Treino físico é repetir um movimento. Treino técnico é repetir uma habilidade. Treino tático é repetir uma movimentação. Treino mental é repetir um pensamento.

O que distingue as pessoas umas das outras, é a maneira de pensar, é a mentalidade e nós temos o poder de treinarmos a nossa forma de pensar. Podemos escolher ter uma mentalidade fixa, onde vamos evitar desafios, vamos arranjar desculpas, justificações e culpados para tudo o que nos acontece, não assumimos realmente a responsabilidade da pessoa que somos, estagnamos no tempo e achamos que já sabemos tudo, o sucesso dos outros deixa-nos desconfortáveis, encaramos as críticas construtivas como ataques pessoais, escondemos as nossas emoções para não darmos parte fraca e pedir ajuda está fora de questão.

Ou podemos escolher ter uma forma de pensar, que eu chamo de mentalidade SIIIGAAAA, que tem como base a crença de que somos criadores da nossa própria realidade e que podemos ser os construtores do nosso destino. É uma mentalidade de Autoliderança, na qual assumimos a responsabilidade total da pessoa que somos e temos como objetivo sentir orgulho em nós próprios.

É uma forma de pensar simples, prática e determinada e faz com que eu aceite desafios, contorne obstáculos, simplifique caminhos, enfrente medos e inseguranças, reconheça e lide com as minhas emoções e com os meus valores, encare o esforço como um caminho para o sucesso, confie e acredite mais em mim e principalmente que lute por ser a pessoa que realmente quero ser.

Costumo dizer que a Mentalidade SIIIGAAAA é a forma de pensar dos líderes e dos vencedores e pode ser trabalhada individual ou coletivamente. Conseguem imaginar o que será por exemplo todos os elementos de uma equipa, pensarem desta maneira? Eu consigo, e o treino mental permite isso.
Através da minha experiência, enquanto treinador mental no Muda o Teu Jogo, posso afirmar que treinando a nossa mente, os resultados que pretendemos, têm uma maior probabilidade de acontecer, quer seja enquanto pessoa, enquanto jogador, enquanto pai ou mãe, enquanto treinador ou enquanto equipa.

A motivação, a confiança, a determinação e a superação, trabalham-se, da mesma forma que se treina um movimento, uma habilidade ou uma movimentação, mas para isso é preciso que as pessoas estejam dispostas a apostar e a valorizar o Treino Mental, e para que isso aconteça é necessário que comecem a acreditar naquilo que duvidam e que comecem a duvidar daquilo em que acreditam.

Eu sei que se treinarmos os nossos pensamentos, vamos ter os sentimentos, os comportamentos e os resultados que pretendemos, e posso comprovar isso através dos resultados obtidos na nossa Escola de Capitães, na nossa Academia de Pais, nos nossos Treinos do Treinador ou na mentalidade SIIIGAAAA em equipas desportivas.

Será que o Treino Mental é uma mais valia?

Acho que todos estamos de acordo em relação à resposta.
SIIIGAAAA

* Treinador mental, ‘Muda o Teu Jogo’, Selecionador Nacional de Futebol de Rua, Embaixador para a Ética no Desporto. Artigo publicado originalmente em Flash Interview.

Publicidade, Serviços & Donativos