Águeda: Centro de Tecnologia e Inovação das ‘duas rodas’ com espaço reservado no PEC

1259
Imagem da ABIMOTA.

A Câmara de Águeda aprovou uma proposta de reconhecimento de interesse público do projeto ‘ABIMOTA – Centro de Tecnologia e Inovação (CTI)’ a instalar no Parque Empresarial do Casarão (PEC), preparando-se também para a venda dos terrenos necessários para as futuras instalações.

“Esta é uma infraestrutura que, para além da criação do centro propriamente dito, irá criar as condições para apoiar a inovação e o desenvolvimento de novos materiais, produtos e modelos, cativando para Águeda competências nesta área”, sublinha um comunicado municipal.

Artigo relacionado

ABIMOTA aposta em I&D para reforçar liderança europeia nas duas rodas

O reconhecimento de interesse público faz parte do processo de candidatura do CTI a fundos comunitários no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PER). Uma das condições de apoio é que o consórcio candidato, liderado pela Polisport, Plásticos, S.A., seja proprietário do terreno onde o centro venha a ser instalado. O que está previsto suceder, através à ABIMOTA das parcelas necessárias a 10 cêntimos o metro quadrado (ao todo, 16.342 metros quadrados pelo preço de 1.634,30 euros).

Atendendo a que o preço do terreno é de 15 euros por metro quadrado, o que implicaria um custo de 245.145 euros, a Câmara de Águeda apoia, assim, a instalação do CTI em 243.510 euros.

O projeto prevê um investimento de 20 milhões de euros e a criação de emprego qualificado direto (20 colaboradores a três anos).

Discurso direto

“Reconhecemos o óbvio e manifesto interesse público deste projeto, que vai beneficiar empresas de Águeda e não só, e apoiamo-lo com um montante efetivo muito significativo. Este projeto soma aos investimentos que o município está a realizar para a qualificação do PEC enquanto pólo de uma dinâmica empresarial forte” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.