ABIMOTA aposta em I&D para reforçar liderança europeia nas duas rodas

2083
Sector das duas rodas português em exposição.
Dreamweb 728×90 – Video I

A criação de um Centro de Interface Tecnológico (CIT), vocacionado para partilha de Investigação & Desenvolvimento (I&D) industrial, é uma das propostas ‘Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das 2 Rodas (AM2R)’ apresentada ao Governo tendo em vista a candidatura a fundos a disponibilizar pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto liderado pela Polisport e integra 34 empresas, quatro instituições académicas (INEGI, Universidades de Aveiro e Coimbra, INEGI e PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros) e pela ABIMOTA, associação industrial mais representativa do sector das duas rodas com sede em Águeda.

O CIT pretende “dar condições às empresas para poderem inovar e desenvolver os seus produtos de forma adequada”, explicou Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA, numa nota de imprensa.

Com a AM2R, a indústria nacional deseja “reforçar” a sua posição de liderança como o maior produtor europeu de bicicletas (2,7 milhões de unidades), que garante 8000 postos de trabalho.

Projetos e investimento

» 64 projetos em quatro áreas: Inovação Produtiva, I&D, Qualificação / Internacionalização e Formação;
» Total de investimento previsto superior a 258 milhões de euros.

Discurso direto

“Há muitos outros países que querem criar condições para que o setor tenha uma importância crescente e conquistar essa fatia de mercado. É um momento único e decisivo para o sector, para o país e é a altura das empresas se desenvolverem de forma harmoniosa” – Pedro Araújo, CEO da Polisport e vice-presidente da ABIMOTA.

Continuar a ler artigo completo da newsletter da ABIMOTA.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780