Águeda: ‘Aldeia da Inovação Social’ nasce no Parque de Vale Domingos

2612
Assinatura de protocolo com a Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale Domingos.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Águeda assinou um protocolo com a Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale Domingos “para criação e dinamização da Aldeia da Inovação Social” no Parque Botânico de Vale Domingos.

Segundo uma nota de imprensa, este projeto co-financiado no âmbito das ‘Parcerias para o Impacto’ (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), numa candidatura da autarquia como “investidor social”, prevê “dar resposta ao problema social do aumento exponencial dos comportamentos de risco dos jovens, sobretudo no que respeita a vandalismo, criminalidade e toxicodependência, em Vale Domingos”.

O apoio por parte da Câmara de Águeda traduz-se num incentivo financeiro de 79.500 euros, que representa 30% do valor total aprovado na candidatura para o projeto (265.000 euros).

A ACR de Vale Domingos é composta por elementos da comunidade cigana e outros cidadãos que promove atividades de “inclusão e integração sociais.”

Ações previstas

» Mediação intercultural, que prevê a criação de um diálogo com os empresários e acompanhamento da comunidade de Vale Domingos no mercado de trabalho, para além de incentivar as crianças e jovens no seu percurso escolar e profissional, combatendo o abandono escolar, o absentismo e a falta de objetivos de vida (jovens que não trabalham, não estudam, nem frequentam qualquer formação);

» Promoção de ações de capacitação e formação para a população local, como ateliers de costura, de jardinagem, de agricultura, entre outros, que permitam o ocupação e crescimento pessoal e profissional da comunidade.

Objetivos

“Transformar Vale Domingos num ponto de referência e de atração turística do Concelho de Águeda, através da concretização deste movimento de intervenção de cariz comunitário e inclusivo. Com a transformação deste local, combatendo o estigma social associado às comunidades ciganas, pretende-se tornar este projeto numa referência geradora de impactos sociais claros e potenciadora da alteração de comportamentos sociais, que possa ser replicado no resto do país”.

Discurso direto

“Este apoio é o reconhecimento, em primeiro lugar, da relevância do projeto que a Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos apresentou, bem como do trabalho que esta coletividade tem realizado em prol da comunidade local e regional, eliminando os estigmas associados àquela zona do concelho” – Jorge Almeida, presidente da Câmara.

“Queremos mudar a imagem da aldeia, um trabalho muito árduo para alterar hábitos e a imagem que as pessoas tinham do local, constatando, “com alegria, que a Câmara de Águeda tem estado sempre ao nosso lado, apoiando os nossos projetos” – Ricardo Pereira,presidente da Direção da ACR de Vale Domingos.

Parque Botânico de Vale Domingos

Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) nascida com a intenção de dar resposta ao problema do aumento dos comportamentos de risco das comunidades daquela localidade, através da realização de ações que visem transformar uma zona considerada problemática num local de envolvimento social, de atração e valorização do concelho.

Antes da sua reestruturação, era um terreno ao abandono e local de consumos de droga e de violência, apresentando agora uma nova imagem associada à comunidade de Vale Domingos. Neste sentido, o projeto da ‘Aldeia de Inovação Social’ representa o crescimento e expansão de um projeto local, transformando-o numa ação global e num modelo de intervenção inclusiva mais abrangente.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780