Agrediu advogado e ficou sem a defensora no início de julgamento

1721
Tribunal de Aveiro.

O Tribunal de Aveiro adiou, esta semana, o início do julgamento de um homem acusado de ter agredido um advogado septuagenário no seu escritório em Albergaria-A-Velha, que é defensor de um vizinho com quem mantém más relações, as quais já deram origem a processos judiciais.

No dia agendado para o início do julgamento, e com testemunhas prontas a serem ouvidas por vídeo conferência, a advogada de defesa, sentido-se “destratada” pelo cliente apresentou um requerimento para solicitar à Ordem dos Advogados escusa do processo para o qual fora nomeada oficiosamente.

“Não tenho condições para defender este senhor, mandei-lhe uma carta e não obtive resposta”, referiu a advogada, expressando, ainda, desagrado pela forma intempestiva como foi confrontada pelo arguido à chegada à sala do tribunal.

Enquanto o tribunal procurava agendar nova data, o arguido fez várias interrupções, manifestando desagrado com a acusação e “as várias vezes” que teve de participar em diligências de inquérito, obrigando a juíza presidente a ordenar silêncio, o que foi acatado com relutância. “Quando começar o julgamento vai poder falar de tudo isso, agora não pode intervir assim”, avisou a magistrada elevando a voz antes de terminar a audiência.

O caso voltará a tribunal aquando da nomeação de nova defesa.

Os factos em causa remontam a 2019 quando o arguido, residente em Águeda, invadiu o escritório do advogado, que é defensor de um vizinho com quem mantém há vários anos más relações – as quais já motivaram um processo por agressões entre ambos -, exigindo que resolvesse a seu favor as contendas por causa de um muro. Face à recusa da alegada vítima em tratar do assunto, o homem partiu para as agressões. “Atirou-me ao chão, ficou em cima de mim, aos pontapés e murros, e mordeu-me num dedo”, relatou o advogado, adiantando que, anteriormente a estes factos, recebeu também ameaças e numa das ocasiões foi obrigado a chamar a GNR.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780