Adjudicado tratamento da Fonte de S. João no Luso

297
Fonte de São João, Luso.

A Câmara da Mealhada adjudicou uma empreitada para o tratamento da Fonte de S. João, no Luso, no valor de 174.800 euros, com um prazo de execução de 150 dias. Uma intervenção destinada “a melhorar a qualidade da água nas bicas da fonte e no abastecimento à rede púbica.”

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A empreitada, explica a edilidade, irá “permitir o tratamento microbiológico da água que alimenta as bicas da Fonte de São João, tratamento de PH da água captada nesta fonte e distribuída na rede pública e a reabilitação do sistema de desinfeção existente.”

Está projetado, ainda, a colocação de um sistema de segurança de intrusão e de um sistema de supervisão capaz de detetar e controlar perdas de água.

A água das bicas da Fonte de S. João, atualmente água bruta (sem tratamento), passará assim a ser tratada ao nível microbiológico, através de um sistema de ultravioletas, sem injeção de quaisquer produtos químicos.

Quanto à água captada nesta fonte para abastecimento da rede pública, será tratada em reservatório de forma a cumprir as diretrizes relativas ao PH.
Refira-se que a Fonte de S. João é um local de muita afluência para enchimento de garrafões de água para uso público e tem nascente no local que, além da fonte, abastece a rede pública de distribuição de água.

Citado em nota de imprensa, António Jorge Franco, presidente da Câmara, refere que o molheramento permitirá “a correção de alguns problemas, nomeadamente ao nível baixo de PH que a água apresenta e, por outro lado, será uma forma de aproveitar para melhorar a desinfeção da água das bicas e da que serve a rede pública, conferindo “uma maior segurança em termos de saúde pública”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.