AAUAv aponta para 2024 de “consolidação e renovação” / Falta de apoio municipal criticada

889
Wilson Carmo, presidente da AAUAv.

Wilson Carmo tomou posse para o terceiro mandato à frente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) depois de um ato eleitoral disputado por lista única, que recolheu a 19 de dezembro 89% dos votos expressos, apresentando orgãos sociais “numa ótica de paridade plena”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Um movimento que se afirmou, mais uma vez, pela “independência partidária”, sem “vender a sua voz aos interesses pessoais dos líderes”, em que “o nosso partido serão todos os estudantes da UA”, sublinhou o presidente reeleito.

Wilson Carmo projetou o terceiro mandato como “de continuidade”, após um ano assumido como ambicioso, “em que fizemos muito” com mais de uma centena de atividades.

O dirigente lembrou a mobilização académica em torno da saúde mental dos estudantes, lamentando, contudo, que, apesar das medidas tomadas, a comunidade docente persista em “ignorar os sinais” e “ser a primeira linha de criação de um estado negativo”.

A criação da APP AAUAv, “com uma nova interação com a sua comunidade” e a participação no lançamento Conselho de Associações Académicas Portuguesas, “uma estrutura de valorização dos estudantes do ensino superior” mereceram, igualmente, destaque, assim como otimização dos festejos académicos, ao organizar “a semana académica mais barata do país”, mesmo assim como bons resultados financeiros que permitiram outros investimentos da AAUAv. A aposta em eventos de desporto universitário foi igualmente referida.

2024, perspetivou Wilson Carmo, será um mandato “igualmente desafiante”, mas “essencialmente de consolidação, renovação e criação”. A abertura de uma lavandaria selfservice é uma das pretensões para melhorar serviços disponibilizados a estudantes. Um ano em que se pretende implementar a “marca AAUAv” abrindo um espaço “no seio da cidade” e novas atividades abertas à comunidade. O projeto da Rádio Universitária deverá sair do papel.

No âmbito da política educativa, a associação irá terminar as comemorações dos seus 45 anos com a publicação de livro, que retrata o passado e reflete sobre o futuro. A AAUAv não se vai alhear do momento político nacional, com momentos alusivos às eleições legislativas e europeias, sem esquecer as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O alojamento continua a ser preocupação de primeira ordem, agravado pela diminuição de camas disponíveis quando se aguardam por novas residências.

A entrada em funções da nova equipa diretiva foi aproveitada, também, para dar posse aos dirigentes dos mais de 40 núcleos, que mobilizam cerca de 400 estudantes.

Câmara nunca apoiou financeiramente a AAUAv em 10 anos

Wilson Carmo mantém-se insatisfeito com a falta de colaboração municipal, uma vez que as propostas apresentadas pelos representantes de 18 mil estudantes “para trabalhar em conjunto” acabaram sempre por “cair em saco roto”.
Em 2023, o presidente da Câmara, notou o dirigente máximo da AAUAv, nem se quis sentar à mesa com os estudantes. “Esteve de costas voltadas para um quarto do seu município, a comunidade académica”, lamentou. “Para ajudarmos a fazer crescer esta cidade precisamos de ser ajudados também”, reclamou, lembrando que a atual maioria camarária, em 10 anos, nunca subsidiou a AAUAv, a maior associação do concelho.
“Não olhem para os estudantes apenas como uma fonte de receitas mas como uma mais valia para o município e alguém que se deve apostar para fazer crescer a cidade”, apelou novamente Wilson Carmo, lembrando que o facto do presidente da Câmara ter iniciado o seu percurso público como dirigente académico deveria levá-lo “a dignificar” a AAUAv.

Discurso direto

“2024 é um ano mais singular enquanto Reitor, de enorme incerteza quanto ao futuro. Muitos instrumentos legais que estavam ao dispor das instituições universitárias não foram acompanhados por razões políticas por instrumentos financeiros, não sei como será o futuro, mas não tenho medo quando estou convosco. Com vocês saberemos dar a volta” – Paulo Jorge Ferreira (reitor da UA).

Vídeo da tomada de posse dos orgãos sociais da AAUAv

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780