A Universidade e as suas vivências

752
Universidade de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Quando pensam na Universidade, muitos alunos e as suas famílias pensam, sobretudo, na aquisição de saberes, nas saídas profissionais e, porventura, no estatuto social que um curso superior lhes confere.

Por João Rocha *

Efetivamente, as universidades proporcionam formações especializadas, que possibilitam aos estudantes aprofundar as matérias do seu interesse. Muitas profissões requerem uma licenciatura ou um grau superior. A Universidade permite realizar estágios profissionais e abre as portas a futuros empregos. Os dados estatísticos demonstram que, regra geral, aqueles com formação superior beneficiam de salários mais elevados. Sem dúvida, em certos contextos socioculturais, a posse de um diploma universitário é sinónimo de prestígio e é muito valorizada.

No entanto, a experiência universitária vai muito para além da frequência de um curso superior, concedendo outros benefícios, tangíveis e intangíveis, nem sempre reconhecidos, incluindo os seguintes:

Desenvolvimento de Competências

Mais do que matéria específica, os estudantes adquirem competências fundamentais, como organização pessoal e gestão do tempo, pensamento crítico, capacidades de comunicação, investigação, resolução de problemas, de trabalho em equipa e liderança.

Crescimento Pessoal

A vida académica, é marcada pela convivência com uma multiplicidade de perfis e pela superação de desafios pessoais, promovendo a autodescoberta, a independência e a evolução individual.

Formação de Redes de Contactos

Nas universidades, forjam-se amizades duradouras, potenciais associações profissionais e encontram-se mentores. Docentes, antigos alunos e colegas são contactos futuros inestimáveis.

Vivências Culturais e Sociais

O campus universitário é um melting pot de culturas, concepções e trajetórias. Este mosaico enriquece e amplia os horizontes dos alunos.

Atividades Paralelas

Os estabelecimentos universitários oferecem um amplo leque de atividades lúdicas, culturais, artísticas e desportivas, associações estudantis e eventos, proporcionando experiências enriquecedoras.

Oportunidades de Investigação

Para quem tem interesse em contribuir para a criação de conhecimento numa dada área científica, as universidades proporcionam recursos, mentoria e uma plataforma propícia ao desenvolvimento de estudos aprofundados.

Paixão pelo Conhecimento

O conhecimento é um bem em si mesmo. Há quem frequente a Universidade por ter uma genuína paixão pelo conhecimento e desejar adquiri-lo num ambiente formal.

Importa, contudo, reconhecer que a Universidade não é o percurso ideal para todos. Representa um investimento significativo, tanto em termos de tempo como financeiramente. Algumas pessoas encontram sucesso e realização através de outros meios, como escolas profissionais, aprendizagens ou criando os seus próprios negócios. É crucial ponderar os objetivos individuais, circunstâncias e preferências ao decidir sobre a frequência universitária.

* Professor Catedrático da Universidade de Aveiro. Coordenador da Comissão Executiva dos Laboratórios Associados. Artigo divulgada pela PLATAFORMAcidades.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780