A primeira política interinstitucional a favor da bicicleta na UE

410
Bicicletas partilhadas, Mealhada.

Declaração reconhece a utilização da bicicleta como uma das “formas de transporte e recreação mais sustentáveis, acessíveis e inclusivas, de baixo custo e saudáveis”.

Por José Manuel Caetano *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O dia 3 de Abril de 2024 marca um momento histórico para a utilização da bicicleta na Europa! As instituições da UE – European Council, European Commission e European Parliament, adoptaram oficialmente a European Declaration on Cycling, a primeira política interinstitucional a favor da bicicleta, a nível europeu.

Esta declaração reconhece a utilização da bicicleta como uma das “formas de transporte e recreação mais sustentáveis, acessíveis e inclusivas, de baixo custo e saudáveis, e a sua importância fundamental para a sociedade e economia europeias”.

A ECF – European Cyclist Federation e os seus membros (como a FPCUB) há muito que defendem uma política conjunta para a utilização da bicicleta a nível europeu. Jill Warren, CEO da ECF, e Philip Amaral, Diretor de Política e Desenvolvimento da ECF, participaram na cerimónia de assinatura na reunião informal de ministros dos transportes organizada pela Presidência Belga do Conselho da União Europeia.

Estamos prontos a apoiar as instituições da UE na continuação dos esforços de colaboração para implementar eficazmente os 8 princípios fundamentais e os 36 compromissos desta declaração.

* Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Artigo relacionado

A historic milestone for cycling: European Institutions officially adopt joint European Declaration on Cycling

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.