A importância do equilíbrio dos ecossistemas naturais: o caso da Pateira de Frossos

947
Pateira de Frossos, Albergaria-A-Velha.

No Dia Mundial da Terra, 22 de abril, conheça a Pateira de Frossos, uma importante zona húmida da Região de Aveiro. Situada no Baixo Vouga Lagunar, a Pateira de Frossos destaca-se por uma biodiversidade única, típica do sistema lagunar da Ria de Aveiro. No Dia Mundial da Terra, damos a conhecer as principais características da Pateira de Frossos, bem como os esforços de sensibilização que estão a ser feitos para o seu conhecimento e valorização.

Por Lara Nunes *

O Dia Mundial da Terra convida a relembrar a importância do equilíbrio dos ecossistemas naturais. A nossa sobrevivência depende dos recursos naturais que nos rodeia, por isso é essencial refletir e compreender de que forma podemos contribuir para o seu uso responsável, bem como a sua conservação. As zonas húmidas são um dos ecossistemas mais importantes e produtivos do planeta, proporcionando inúmeros benefícios tanto para a vida selvagem quanto para os seres humanos. Para além de melhorarem a qualidade da água, contribuem para o sequestro de carbono da atmosfera, mitigam os efeitos de inundações e secas, e fornecem habitat para uma grande variedade de espécies de seres vivos.

A Região de Aveiro tem várias zonas húmidas de importância ecológica, como é o caso da Pateira de Frossos, localizada na vila de Frossos, em Albergaria-a-Velha, próxima da sede da Associação BioLiving. Esta é uma zona húmida que se forma na secção final do rio Vouga e inunda pastagens e terrenos agrícolas, formando, assim, um agroecossistema único, com uma rede intrincada de canais ladeados por florestas lineares. Desta forma, constitui um importante habitat para várias espécies protegidas e ameaçadas, como Polygunum amphibium (polígono-anfíbio) e Ardea purpurea (garça-vermelha), estando, por isso, totalmente inserida na Rede Natura 2000.

A forte sazonalidade e a biodiversidade relevante presentes na Pateira de Frossos marcam uma ecologia complexa e delicada, sujeita a uma forte pressão antropogénica, através de atividades como a intensificação agrícola, a dispersão de espécies exóticas invasoras, a sobre-exploração dos recursos naturais, entre outras, o que pode ter impactos negativos significativos na biodiversidade e no funcionamento dos ecossistemas, bem como nos muitos serviços que nos proporcionam.

Como pode ajudar a proteger a Natureza da região de Aveiro

Uma das formas de restaurar a funcionalidade ecológica de áreas naturais degradadas é através de plantações de árvores e arbustos autóctones, como promove a campanha ecológica de reflorestação na região de Aveiro, da Associação BioLiving e da AdRA – Águas da Região de Aveiro. Se quiser participar, pode aderir à Fatura Digital e ao AdRAnet: até dia 30 de junho, por cada 2 adesões, a AdRA doa 1 árvore autóctone à BioLiving! Pode também contribuir para a proteção ambiental, participando em atividades de educação ambiental e conservação da natureza, promovidas regularmente pela Associação BioLiving, consultando as suas páginas de Facebook ou Instagram ou enviando e-mail para [email protected].

* Associação BioLiving.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.