A importância da perceção de um destino seguro na atividade turística

599
Turismo Centro de Portugal.
Smartfire 728×90 – 1

Numa altura em que aumentam os níveis de alerta em muitos locais do mundo, quando decidir qual o destino das suas próximas férias tenha em consideração os países que lhe oferecem melhores condições de segurança.

Por IPDT *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Quais são suas prioridades quando planeia um city break? Boa comida? Preço? Cultura em abundância? História interessante? O mais provável é que a segurança seja também um fator a considerar. Se assim for, este artigo é do seu interesse.

Portugal é considerado o sétimo país mais seguro do mundo e o quarto na União Europeia. A conclusão é do Global Peace Index, do Instituto para a Economia e Paz. O índice analisa 23 indicadores, que variam desde a segurança e proteção a conflitos nacionais e internacionais.

O top 10 dos destinos mais seguros do mundo em 2023 é composto por:

  • Islândia
  • Dinamarca
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Áustria
  • Singapura
  • Portugal
  • Eslovénia
  • Japão
  • Suíça

A mudança na perceção de segurança nas grandes cidades é uma realidade com que o turismo se depara a nível global. Nos grandes destinos mundiais existem casos cada vez mais recorrentes de tentativas de assalto, burla ou agressão a turistas, através do recurso a esquemas mais ou menos simples, que muitos de nós, enquanto viajantes, desconhecemos. Felizmente, muitas destas práticas começam a ser denunciadas e partilhadas nas redes sociais, bem como pelos próprios destinos – que nos locais mais suscetíveis, como estações de metro e comboio, emitem avisos se segurança e alertas constantes – o que contribui para uma maior atenção por parte dos turistas.

No entanto, a existência destas práticas, já para não mencionar o fantasma do terrorismo, que continua muito presente nos principais destinos mundiais, condicionam e alteram a nossa perceção de segurança desses locais, levando-nos a questionar a sua escolha.
Porque é tão importante a perceção de destino seguro?

A segurança é um elemento crucial para o sucesso de um destino turístico, exercendo uma influência direta na escolha dos viajantes e no desenvolvimento económico local. Destinos percebidos como seguros atraem um maior número de turistas, impulsionando a indústria do turismo e contribuindo para o crescimento económico. Além disso, a segurança está intrinsecamente ligada à reputação do destino, afetando a sua imagem a longo prazo. Destinos seguros são mais propensos a receber investimentos em infraestruturas turísticas, fomentando o desenvolvimento sustentável e promovendo a preservação cultural e ambiental. Ao garantir um ambiente seguro, os destinos podem construir uma base sólida para o turismo sustentável.

Apesar de Portugal estar bem posicionado e ser visto internacionalmente como destino pacífico e seguro, é importante continuar a trabalhar para manter e melhorar este importante ativo, que assegura benefícios económicos, preservação cultural e um ambiente acolhedor para visitantes e residentes, promovendo bem-estar e qualidade de vida para as comunidades locais.

* Artigo divulgado no blog do IPDT – Turismo.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.