A força do futebol aveirense

2202
AFA.
Dreamweb 728×90 – Video I

O relançamento das competições distritais de futebol de onze em seniores organizadas pela Associação de Futebol de Aveiro (AFA) conheceu uma nova aposta, com um novo figurino, de acordo com um modelo que se pretende cada vez mais competitivo, com a criação da Divisão de Elite, já em pleno andamento.

A AFA garante que está a conseguir mais espectadores em jogos comparativamente ao que sucede no Campeonato de Portugal, um escalão superior, dando mais visibilidade aos clubes e, especialmente, aos atletas.

Fora do campo, se é um adepto do futebol que gosta de apostas online, recomendamos utilizar o código de promoção da Betclic através do qual pode obter recompensas extras.

O arranque da nova época do distrital ‘maior’ aveirense trouxe, assim, perspetivas ainda mais optimistas com com o impacto desportivo e mediático da principal prova do futebol aveirense, que está na antecamara dos ‘nacionais’.

Cidade desportiva no EMA

A Câmara Municipal de Aveiro e a AFA preparam um projeto para o Estádio Municipal de Aveiro (EMA) para “dinamizar e dar vida” a esta zona de equipamentos desportivos.  A “Cidade Desportiva da AFA” ocupará um terreno a nascente do EMA, no âmbito do referido estudo prévio já acordado.

O investimento a cargo da AFA prevê integrar em três fases, a construção de um campo de futebol e um pavilhão desportivo com apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para o trabalho de formação e treinos dos agentes desportivos, nomeadamente as seleções distritais, árbitros e treinadores.

Prevê, ainda, a possibilidade de deslocalização da sede social da AFA para a área da futura cidade desportiva, de modo a centralizar toda a sua atividade, e assim, dinamizar e dar ainda mais vida ao espaço envolvente ao EMA.

AFA TV

A AFA TV “revolucionou o futebol distrital de Aveiro”. Uma plataforma online dedicada ao futebol e futsal aveirenses, com secção de notícias, vídeos de jogos e resumos, informações e resultados na hora.

Os dirigentes usam uma aplicação iOS e Android, através da qual comunicam os onze iniciais, os atletas que se sentarão no banco de suplentes e os golos de cada encontro em tempo real.

Disponibiliza também as fichas dos atletas. Na área dos conteúdos, destaque para a antevisão dos jogos de todas as jornadas. Outro projeto editorial relevante é a ‘AFA Magazine’, criada para dar visibilidade ao desporto rei a nível distrital.

‘Gala do Futebol Aveirense’

Numa noite de festa vivida no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, com a presença de cerca de mil participantes, a AFA galardoou os vários agentes desportivos que se destacaram ao longo da época, no futebol, no futsal e no futebol de praia. A cerimónia contou com a presença de Hermínio Loureiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), de Elísio Carneiro, diretor da FPF e de António Santos, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, entre outros.

Arménio Pinho, presidente da AFA deu o mote num discurso em que destacou todos quantos têm vindo a contribuir para a dinâmica do associativismo desportivo em Aveiro.

A AFA foi fundada em 22 de Setembro de 1924, por iniciativa de um grupo de ilustres dirigentes liderados por Mário Duarte (pai) e a sua história nunca sofreu qualquer interrupção, o mesmo acontecendo com o Campeonato Distrital de 1ª Divisão.

Atualmente organiza mais de 400 jogos por semana (13 mil por época) e tem cerca de 15 mil atletas, estendendo a sua jurisdição sobre os 19 concelhos do distrito.