A digitalização de desenhos na indústria da construção

893
Software.
Comercio 780

A indústria de construção sofre constantemente modernizações, e estas modernizações aparecem devido à necessidade de simplificar o trabalho que é feito nesta área. Quer seja para a construção de um edifício, de uma área exterior, ou até de um Complexo Desportivo ou algo que seja ao ar livre, todas as modernizações são bem-vindas nesta indústria.

Também sabemos que pela crise que se vive atualmente, as margens na indústria da construção não são as melhores, e por isso as pessoas responsáveis pretendem sempre obter o maior número de retorno financeiro com o menor número de investimento. Mas ainda assim, é possível fazer as coisas com uma grande qualidade, recorrendo a técnicas que existem não há muitos anos, mas que ajudam a descomplicar aquilo que parece complicado.

Há muito tempo atrás na construção…

Se não é do tempo em que tinha que ver um papel em A4 ou A3 ao olhar para uma planta, considere-se uma pessoa com sorte. Antigamente quando as plantas eram feitas e desenhadas neste tipo de papel, passar este tipo de plantas para um formato mais informático era um desafio interessante. Hoje em dia temos o AutoCAD que vem simplificar bastante a nossa vida e as plantas são todas feitas agora em formato informático.
Quando um arquiteto ou um engenheiro precisava de uma planta, tinha de se dirigir a um local público para a obter, normalmente saia de lá com alguns papéis, mas hoje em dia isso pode ser feito através da informática, fazendo com que as novas plantas das infraestruturas que são produzidas em Portugal tenham por muito mais tecnologia associada a elas, o que é sempre benéfico para quem desenha ou para quem as vai consultar.

Como se faz hoje em dia

Através do AutoCAD já mencionado anteriormente é possível fazer plantas das mais variadas formas e feitios. Além disso, existem outros softwares como por exemplo o Revit que são um excelente complemento ao AutoCAD.
Estes dois são dois daqueles que ocupam uma grande parte do tempo a fazer uma planta, poupando por isso recursos à indústria da construção em Portugal. Por outro lado, sabemos que este tipo de software permite colaboração entre a equipa e por isso é fácil que alguém faça um resumo das mudanças necessárias e a outra pessoa as implemente no desenho, atualizando todas as plantas,. Em suma, estamos perante uma forma de fazer trabalho rápido e ao mesmo tempo efetivo, uma vez que qualquer alteração que possa ser requerida é muito facilmente feita através do computador em poucos minutos.
Desta forma, sabemos que a indústria da construção em Portugal vai ficar muito mais bem servida, através de ferramentas tecnológicas que lhe permitem a evolução de uma forma positiva.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística »» ler estatuto editorial.