Paços de concelho, Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro reafirmou o compromisso de reforçar o apoio municipal às 10 Juntas de Freguesia do concelho.

“Não obstante nós estarmos muito empenhados em aumentar esta delegação de competências, é uma aposta firme. Olhamos para vós, presidentes de Junta, como uma nossa extensão executiva, é assim que olhamos para os presidentes da Junta, a cumprir cada um os seus programas. Faz parte do nosso programa a coesão territorial, é uma variável colocada em todos os atos, em permanência no dia a dia, é uma filosofia diferente, que temos aplicado a tudo”., referiu Luís Souto esta segunda-feira.

O edil falava na assinatura dos contratos interadministrativos que este ano envolvem uma verba de 1,326 milhões de euros. Somadas outras transferências diretas, a dotação global quase 2,5 milhões de euros (mais cerca de 100 mil euros no global que em 2025).

Luís Souto agradeceu em primeiro lugar a “confiança” dos presidentes da Junta no executivo camarário, ao “começarem a trabalhar tranquilamente” sem as transferências financeiras formalizadas. “Hoje arrisca-se porque há uma confiança construída ao longo de vários anos, parece muito normal, mas não foi sempre assim”, lembrou.

“Estamos a relançar um processo iniciado lá trás, para alargá-lo numa relação muito maior, muito mais significativa. Isso é um objetivo do nosso programa e é cumprir”, garantiu.

O presidente da Câmara elogiou, ainda, a “dedicação, até com prejuízo para a sua vida” dos autarcas de freguesia, “a quem é muito fácil cobrar e insultar” pela atividade política. “É preciso reconhecer as pessoas que se sacrificam em prol dos cidadãos, ao amar a respetiva freguesia e dar o máximo para tornar cada uma das freguesias um lugar mais feliz. Não é por vaidade pessoal, nem benefício pessoal. Isso então é prejuízo pessoal, queria agradecer em nome da Câmara  pelas muitas horas que dedicam do vosso tempo, da vossa família”, afirmou.

A finalizar, Luís Souto deixou um alerta: “Atenção, quanto mais competências vamos dar, também vai haver uma responsabilização maior e uma exigência maior da parte da população e naturalmente do próprio executivo que transfere meios para as Juntas”.

Artigos relacionados

Delegação de Competências com as Juntas de Freguesia

Aveiro / Freguesias: Câmara reafirma empenho em dar mais competências e reforçar verbas

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Montra Online NotíciasdeAveiro.pt

Consulte as oportunidades (artigos e serviços).

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).