Aveiro: ‘Kidical Mass’ renova apelo para tornar a cidade mais segura para ciclistas

724
Kidical Mass, Aveiro (Foto partilhada por José Carlos Mota).
Dreamweb 728×90 – Video I

“Não desistiremos até que estas crianças possam andar nas ruas da sua cidade em segurança, e diariamente, sem necessidade de escolta, ou de andar em grupo para se sentirem seguras”.

Compromisso assumido por Joana Ivonia, vice-presidente da associação Ciclaveiro, no rescaldo do passeio de bicicleta organizado pelas ruas de Aveiro, este domingo, no âmbito da ‘Kidical Mass’ (massa crítica de crianças) local, um “movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das crianças e adultos usarem modos ativos nas suas deslocações diárias”, exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável.

“Quando nos dizem que não precisamos de ciclovias decentes, que até podemos partilhar o espacinho com autocarros (porque somos todos poucos, e “temos” que o partilhar o pouco espaço que nos permitem ter) e com vários carros em segunda fila e portas a abrir dos carros estacionados, sabem porque é que precisamos? PORQUE SOMOS MUITOS afinal!!!! Somos muitos a querer muito!”, escreveu a ativista, deixando um balanço muito positivo da participação na iniciativa em Aveiro.

O grupo informal de Aveiro tem tomado parte nas atividades da ‘Kidical Mass’ desde 2022 (dois passeios). Em 2023, foi a segunda ‘pedalada’.

Reivindicações da ‘Kidical Mass’

– Envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento;
– Rotas seguras para as escolas;
– Leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, com uma “Visão Zero” como premissa máxima;
– Limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas;
– Ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais;
– Mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar/brincar.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.