9 em cada 10 jovens ouve música online

660
Música online.
Comercio 780

Mais de metade dos portugueses já têm o hábito de ouvir música online. Os jovens são os maiores fãs, com quase 90% a ouvir online os seus artistas favoritos.

Os portugueses estão cada vez mais ligados à internet para tudo o que fazem, e ouvir música online é já um hábito para metade das pessoas

A expansão dos serviços online permite aos portugueses levarem alguns dos seus hobbies consigo para todo o lado. E ouvir música online é uma dessas atividades que metade dos portugueses adultos não dispensam, já que 52% das pessoas confirmam ter esse hábito. Ou seja, há mais de 4,5 milhões de cidadãos no nosso país que já ouvem música pela internet.

Seja em casa ou no trabalho com o computador, ou em qualquer outro lugar recorrendo ao smartphone, há várias opções para os portugueses escutarem os seus artistas favoritos. Para saber mais notícias sobre entretenimento basta entrar no site NotíciasPT para confirmar isso, ou usar plataformas como o Youtube Music e o Spotify para escolher a sua playlist.

Jovens são os maiores adeptos da música online

Como seria de esperar, quando se analisa quem escuta mais música online são os grupos etários mais jovens os principais utilizadores. Nas pessoas entre os 15 e 35 anos, 87% confirma ouvir música pela internet, o que significa que praticamente 9 em cada 10 dos portugueses mais novos se ligam à net para escutar os seus sons favoritos.

Também mais de metade dos cidadãos entre os 35 e os 54 anos (61,33%) já é adepto de ouvir música pela internet, e há mesmo 18,3% dos que têm mais de 55 anos que também já se rendeu a esta nova tendência. Outro dado curioso recolhido pela Marktest, responsável por estas estatísticas, indica que ouvir música pela internet é mais habitual para as classes altas (78,4% dos inquiridos), em comparação com as classes baixas (23,2%).

Rádio ainda é a plataforma mais usada pelos portugueses

Apesar do crescimento exponencial de ouvintes de música pela internet, a rádio continua a ser o principal meio de comunicação escolhido pelos portugueses. Afinal, os dados de setembro de 2022 indicam que 83,4% dos portugueses ouviu, durante a semana, pelo menos uma vez rádio. Mas,há que referir que existem várias opções para ouvir rádios online e, além dos sites próprios das principais estações portuguesas, há também sites para aceder às suas rádios favoritas em streaming na internet.

Quais as principais plataformas para ouvir música online?

Curiosamente, a preferência dos portugueses para escutar os seus artistas e estilos musicais favoritos na internet até é por uma plataforma de vídeos. Afinal, 47% das pessoas escolhem o Youtube para ir procurar as suas músicas prediletas, números que são praticamente o dobro dos 24,6% que optam pelo Spotify. Isto significa também que há cada vez mais portugueses a optar por estas duas aplicações para ouvir música, já que em 2021 apenas 44% usava o Youtube e 21% o Spotify.

Existem ainda outras plataformas e sites que os portugueses podem usar para escutar os seus grupos e cantores pela internet. Algumas das soluções mais conhecidas são, por exemplo, o Deezer, a Apple Music e a Amazon Music Unlimited.

Recentemente até surgiu uma nova moda que permite ganhar dinheiro a ouvir música pela internet. Para isso pode entrar em aplicativos como o Swagbucks, o Earnably ou o Current Reward, onde é pago para ouvir determinadas playlists e músicas específicas. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de juntar o gosto por ouvir música com a hipótese de rentabilizar essa paixão.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780