75 mil euros para apoio a rendas de famílias carenciadas em Albergaria-a-Velha

2080
Albergaria-a-Velha, Paços de Concelho.

O executivo camarário vai abrir um período de candidaturas ao apoio a arrendamento entre 17 de setembro e 19 de outubro.

A deliberação tomada em recente reunião de Câmara afecta um montante de 75 mil euros para subsidar rendas habitacionais de agregados familiares locais.

No âmbito do Regulamento de Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais, compete à Câmara Municipal fixar o número de candidaturas a aprovar, os montantes a atribuir e a definição dos critérios de ajuda financeira.

O programa municipal é destinado a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade cuja habitação seja arrendada e a inquilinos de habitações sociais da Câmara.

Criado em 2014, arrancou inicialmente com apoios a 40 agregados familiares, totalizando 41.010 euros. Em 2016, o número de arrendatários beneficiados atingiu os 51 (52 mil euros).

O apoio ao arrendamento é um subsídio pontual e de caráter temporário, concedido pelo período de 12 meses e eventualmente renovado, no máximo, até 24 meses. Se, decorrido este prazo, ainda persistir a situação de carência económica, o apoio poderá ser renovado até ao limite máximo de 36 meses.