Aveiro: Concessão vai permitir manter “memória e vivências” do Autocarro Bar

3250
Zona do Hospital de Aveiro (Google Maps).
Dreamweb 728×90 – Video I

Com o avanço da urbanização do atual estacionamento junto ao hospital de Aveiro, possivelmente para a fase de montagem de estaleiro em setembro, o ‘Autocarro Bar’, há muitos anos estacionado paredes meias com o seminário, terá de cessar atividade. No entanto, é pretensão municipal criar um outro local, nas proximidades, para manter atividade idêntica.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Câmara de Aveiro aprovou, esta quinta-feira, o lançamento de um concurso para o uso privativo de um terreno municipal, junto do local (um triângulo ervado, junto à Rua d. António Marcelino) onde existe um quiosque, que irá permanecer.

A concessão por 15 anos destina-se a candidatos que pretendam instalar e explorar um novo estabelecimento de restauração até 200 metros quadrados de área e esplanada.

A proposta prevê um ano e meio de carência, findo o qual o concessionário terá de pagar uma renda mensal de 2500 euros (valor base). Uma das outras obrigações previstas é cuidar do espaço verde envolvente.

“É um passo que entendemos que devíamos dar, porque há uma boa vivência, boa memória do que existe e faz sentido continuar. Poderá surgir algo parecido ou radicalmente diferente, o concurso é que o dirá”, referiu o presidente da autarquia na apresentação da proposta aos seus pares de vereação, acreditando que poderá ser atrativo para eventuais concorrentes a proximidade da nova residência universitária que faz parte da nova urbanização, a par de zona comercial e serviços.

O vereador Fernando Nogueira lembrou que o ‘Autocarro Bar’ tem “uma relação privilegiada com o local” onde funciona, tendo-se tornado ao longo do tempo “numa marca com reputação positiva”, pelo que questionou em que termos irá cessar a atividade.

Ribau Esteves explicitou que lei não permite dar direito de preferência ao estabelecimento atual, como até poderia acontecer se fosse a Câmara a decidir. Além disso, funciona ao fim destes anos todos com licença precária.

A concessão prevê uma edificação de um piso, mas tal não excluirá algum semelhante à tipologia atual. “Não podemos dar preferência, mas também não podemos impedir o acesso do ‘Autocarro Bar’ ou algo similar pudesse concorrer”, disse, remetendo a decisão para o júri que avaliar as propostas.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.