Festival Dunas de S. Jacinto: Balanço positivo e em crescimento

943
Festival Dunas de S. Jacinto, 2022.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Festival Dunas de São Jacinto, que aconteceu de 26 a 28 de agosto, encerrou no domingo a edição 2022 com um balanço positivo, prosseguindo no caminho do seu desenvolvimento e crescimento ao nível da qualidade do Festival e da quantidade de público presente, ano após ano.

Nos três dias, o Festival, que regressou ao formato original, envolveu todo o território de São Jacinto, com a realização de atividades nos quatro cantos do lugar, num misto de exploração da natureza, de atividades desportivas e náuticas, música, cultura, com o objetivo de promover a partilha e o convívio entre visitantes, população e instituições.

O “PRIO Air Show” foi o grande sucesso da 6.ª edição do Festival, com milhares de pessoas a lotarem por completo a Avenida Marginal, para assistirem a um evento memorável, com as maiores e melhores acrobacias feitas pelos mais de uma dezena de aviões que sobrevoaram São Jacinto.

São Jacinto acolheu, no terceiro dia, o maior encontro de aeronaves ultraleves realizado em Portugal, pelo segundo ano consecutivo. Cerca de 70 aeronaves aterraram e estiveram visitáveis durante a tarde na pista de aterragem do Regimento de Infantaria n.º10. Com a organização da AeroDreams e a APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve, este encontro foi também um contributo para a aposta que a CMA está a fazer de dar vida ao aeródromo civil de Aveiro, nesta zona fantástica que é São Jacinto.

Sucesso e caminho definido para 2023

Para Ribau Esteves, Presidente da CMA, a 6.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto foi um grande sucesso, com destaque para a enorme adesão do público às diferentes propostas ao longo dos três dias. “A edição deste ano correu muito bem, foi um verdadeiro sucesso e mostra bem que quando apostamos de forma continuada num projeto que se enquadra devidamente com o território, é sempre uma aposta ganha e o Festival Dunas de São Jacinto, ao cabo de seis edições é uma aposta verdadeiramente ganha, com muito potencial de crescimento que vamos querer explorar nos próximos anos”.

O Autarca sublinha que esta edição deste ano “foi uma aposta ganha com o aumento da qualidade do festival a ir ao encontro do investimento de 195.000€ realizado pela Câmara de Aveiro”.

No momento de perspetivar o futuro e a edição de 2023, o Presidente da CMA diz que “o caminho está bem definido, ao nível do público alvo e das iniciativas a explorar, sendo que depois de seis anos, iniciamos agora um novo ciclo de crescimento, para um novo patamar de qualidade e quantidade de público aderente”, acabando mesmo por considerar que para muita gente “o Festival Dunas de São Jacinto já faz parte do calendário regional e nacional de eventos principais”, destacou.

A CMA agradece a todos os parceiros envolvidos na execução da 6.ª edição do Festival, com especial destaque para o apoio e patrocínio da PRIO e da ETE, bem como de entidades, associações e cidadãos do nosso Município, que fazem parte deste processo de crescimento do evento.

“O Festival Dunas de São Jacinto é uma aposta política ganha, que vamos continuar a fazer crescer em dimensão e qualidade, partilhando uma palavra de agradecimento a todos quantos lhe deram vida, na produção e na fruição”, concluiu Ribau Esteves.

Adesão crescente às atividades desportivas e de natureza

Dos vários espetáculos do Festival, destaque para os concertos de Noble, Expensive Soul e Santamaria, sempre com uma elevada adesão. De referir ainda os dois espetáculos “Dunas Summer Bay”, na baía de São Jacinto e onde a música e a pirotecnia se fundiram, num espetáculo de cor e luz.

Sublinhado especial ainda para as atividades desportivas ligadas à Ria, ao Mar e à Praia, desde as várias modalidades náuticas, ao “frisbee”, andebol e futebol de praia, canoagem, surf e vela, que trouxeram mais vida ao areal da praia local.

A caminhada pelo Molhe Norte e a Regata de Canoagem na Frente-Ria, são já chancelas e marcos importantes do evento, com o aumento crescente de participação por parte dos festivaleiros e que continuaremos a explorar bem, promovendo os bons hábitos de saúde e a relação com a natureza.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Festival Dunas de São Jacinto regressa em agosto de 2023, entre os dias 25 e 27, inspirado na relação com o património ambiental preservado e continuando a utilizar bem as suas mais recentes conquistas: a Marginal, o Molhe Norte e o Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf) para promover o território e trazer mais e melhor oferta musical, ambiental e desportiva aos nossos concidadãos.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780