70 quilos de bivalves apreendidos pela GNR por apanha ilegal

1721
Apreensão de bivalves, Gafanha da Nazaré.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, anteontem, 70 quilos de berbigão durante um patrulhamento na localidade da Gafanha da Nazaré.

Os militares detetaram dois homens, de 36 e 41 anos, a apanhar bivalves numa zona interditada, com recurso a uma embarcação, dotada com motor de propulsão.

“Após ser realizada a fiscalização, constatou-se que o proprietário da embarcação não era detentor de qualquer habilitação náutica para poder operar a mesma, nem estava licenciado para a apanha profissional de bivalves”, refere o comunicado da GNR,

Os dois infratores foram identificados e elaborados dois respetivos autos de notícia.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos à zona de captura, evitando assim que os mesmos entrassem no circuito comercial e de consumo, evitando riscos para a saúde pública.

A Guarda alerta que a ingestão de bivalves contaminados pode causar graves problemas de saúde, uma vez que os moluscos bivalves são organismos que se alimentam por filtração, possuindo a capacidade de acumular nos seus tecidos vários contaminantes tóxicos.

As interdições de captura dos moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos, aplicam-se ao público em geral, assim como aos mariscadores profissionais e amadores, independentemente do processo de captura.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780