Aveiro: Associação é possibilidade para assumir gestão do parque de feiras

3042
Parque de Feiras, Aveiro.
Comercio 780

O futuro da empresa municipal Aveiro Expo, participada pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que está em liquidação há quatros anos, poderá passa por uma associação sem fins lucrativos, envolvendo novos parceiros.

Uma possibilidade que está ‘em cima da mesa’, mas sem decisões finais, adiantou o presidente da Câmara, esta sexta-feira na Assembleia Municipal, onde foi questionado a pretexto da aprovação das contas de 2020.

A dissolução, com eventual internalização, é uma imposição da Lei n.º 50/2012, que determina o fim de atividade empresarial local em caso de resultados negativos, como sucedia em 2015.

2020, por força, em grande medida, da não realização da Feira de Março, como sucedeu também em 2021, retirou à Aveiro Expo a sua principal receita, tendo o exercício do ano passado sido encerrado com um prejuízo de 327 mil euros, que a Câmara equilibrou com receitas próprias.

Na Assembleia Municipal, a oposição não pôs em causa as contas da empresa, mas questionou a demora em definir o futuro da entidade que tem a seu cargo o recinto municipal de exposições e alguns dos seus principais eventos.

O presidente da Câmara colocou a possibilidade, ainda por decidir, de ser constituída uma associação com dois novos parceiros para suceder à empresa mista. O edil não vê urgência, atendendo a que, resolvidos problemas antigos, a Aveiro Expo é auto-sustentável. Além do mais, explicou, o Tribunal de Contas tem ‘chumbado’ propostas idênticas alternativas à internalização.

Além disso, segundo adiantou, podem surgir oportunidades de aceder “a certos mecanismos” financeiros “a jogar no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência”, importando, por isso, que “a empresa não acabe”.

Artigos relacionados

Aveiro/ Ass. Municipal: PS e Ribau Esteves prometem trocar más notícias

Aveiro: Contas consolidadas de 2020 aprovadas

Aveiro: Cancelamento da Feira de Março pode custar mais de meio milhão de euros

Aveiro: Município investe quase 100 mil euros em terrenos para ampliar parque de feiras e melhorar acesso rodoviário local

“É ingovernável um parque de feiras como temos a partir de uma Câmara” – Ribau Esteves

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780