Vale de Cambra: Apoios municipais aos bombeiros entram em vigor

1401
Bombeiros de Vale de Cambra.
Comercio 780

O ‘Regulamento de Apoio aos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra’ entrou hoje em vigor com a publicação em Diário da República.

A proposta camarária foi aprovada em Assembleia Municipal no final de abril passado. Prevê-se o pagamento de seguros, assim como uma série de descontos em serviços municipais, mas também apoios a familiares, nomeadamente ajuda nos encargos escolares.

O regulamento tem em conta que constituem obrigações dos municípios a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, designadamente no domínio da proteção civil.

Segundo a edilidade valecambrense, o papel dos bombeiros na prestação de socorro às populações em situações de catástrofe, exige “um grande sentido de compromisso com a comunidade e responsabilidade na proteção do seu bem-estar e dos seus bens, civismo e respeito pela vida humana”, um conjunto de “atitudes que merecem reconhecimento e valorização.”

Impõe-se, nesse sentido, a criação deste “instrumento de caráter social” como forma “de reconhecer, valorizar, proteger, motivar e fomentar o exercício de uma atividade, em regime de voluntariado, com especial relevância para o bem-estar da comunidade”.

O regulamento consagrada benefícios sociais ao corpo de bombeiros voluntários da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra.

Apoios previstos

» Seguro de acidentes pessoais;
» Redução de pagamento de taxas pela concessão de licença de construção, ampliação, beneficiação, modificação, ou ocupação de habitação própria e permanente, incluindo anexos e garagens, bem como do pagamento de Taxa Municipal de Urbanização;
» Acesso gratuito às iniciativas de carácter desportivo e cultural, promovidas pela Câmara Municipal;
» Acesso gratuito, às piscinas municipais, em horários pick-of
» Desconto, de 50 % nos consumos de água e saneamento, para consumos até 5 m3, mensais;
» Subsídio mensal de 50 euros por filho, adotado, ou enteado que integre o respetivo agregado familiar, que frequente creche sediada na área territorial do município de Vale de Cambra;
» Subsídio mensal de 75 euros ao Bombeiro estudante do ensino superior, pelo período de frequência efetiva, até ao limite de 10 meses por ano, desde que seja evidenciado aproveitamento escolar.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.