50 atividades assinalam em Águeda 50.º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente

1155
Parque de Alta Vila, Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

O 50.º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente está a merecer uma comemoração especial no concelho de Águeda.

A autarquia agendou 50 atividades, que se prolongam até ao próximo dia 25 de junho, nas áreas da água, energia, resíduos, biodiversidade, cidadania e economia circular.

O objetivo, explica um comunicado, passa por “sensibilizar a população para as problemáticas relacionadas com o meio ambiente”.

Com as atividades programadas, espera-se, “alertar consciências e sensibilizar a população, desde os mais novos aos adultos, para as questões ambientais e as preocupações relacionadas com as alterações climáticas é algo “que fazemos com regularidade, ao longo do ano, com diversas ações tanto nas escolas como junto da comunidade”.

Estão planeadas ações de sensibilização nas escolas, de promoção do uso da bicicleta ou da compostagem, assim como uma caminhada pelo ambiente (dia 5 de junho, na EB da Borralha).

A autarquia destaca, ainda, a segunda etapa do “Caminhar pela Natureza”, no Trilho do Vale Serrano (PR 11), marcado para a 4 de junho, partindo da Igreja Matriz de Agadão.

Discurso direto

“O ambiente e a sustentabilidade ambiental são duas áreas determinantes e estratégicas para o município de Águeda, que aposta na promoção de uma atitude ativa e responsabilizante, com medidas e boas práticas que são olhadas como exemplo por outros municípios e entidades. Dedicar este mês a estas atividades é uma forma de centrar atenções para a importância de alterarmos os nossos comportamentos e atitudes, a bem do ambiente” – Edson Santos, vice-presidente da Câmara.

Programa do dia 5 de junho

A 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, estão previstas várias ações, com diversas atividades nas ruas da cidade e no Parque Municipal de Alta Vila, envolvendo o Laboratório Vivo para a Descarbonização (LvpD), que irá destacar as “cores da Natureza” e o Cabeço Santo, que colocará as “mãos na terra”. A par de tudo isto, não faltarão atividades desportivas para as crianças e a quem elas se quiser juntar.

Outras atividades

– Escola Secundária Adolfo Portela, 7 de junho, feira de produtos biológicos;
– Dias 12 a 18 de junho, ação de “plogging” (caminhada que promove, simultaneamente, a limpeza das ruas) a 17 de junho, no Trilho dos Poços;
– Feira do Mundo Rural, em Travassô (15 a 18 de junho).
– Dia 21 de junho, inauguração da Estação E-bio, no Feridouro, Cabeço Santo;
– Caminhada para conhecer a continuidade fluvial, no Parque Fluvial da Redonda (24 de junho).
– Workshop de fotografia, no dia 25 de junho, no Parque de Lazer de Espinhel.

Programa completo e inscrições disponíveis em https://www.cm-agueda.pt/pages/1742.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780