5 vantagens de espaços de cowork

1162
Crédito de imagem: Rawpixel/ Freepik.
Dreamweb 728×90 – Video I

Nas últimas duas décadas, a noção de local de trabalho tem vindo a sofrer alterações até aos dias de hoje e é previsível que assim continue, devido ao crescimento do trabalho independente, do trabalho remoto e de novos conceitos de trabalho que lhes estão associados como o do nomadismo digital.

O trabalho remoto, por exemplo, é uma prática laboral cada vez mais solicitada pelas empresas, principalmente nos últimos dois anos em que a pandemia de Covid-19 obrigou muitas empresas e trabalhadores a optarem por este recurso. No entanto, talvez esta modalidade de trabalho não reúna o consenso esperado.

Se, para alguns trabalhadores, este recurso é uma vantagem, já que podem estar mais tempo em casa e perto da sua família, com horários mais flexíveis; para outros, a mesma situação pode ser prejudicial ao seu nível de produtividade já que, para algumas pessoas, o ambiente laboral deve ser distinto do ambiente familiar.

O que é o cowork?

cowork vem justamente dar resposta a esta necessidade de encontrar um ambiente de trabalho que seja, ao mesmo tempo, prático e económico. Que, por um lado, se afaste do conceito de local de trabalho típico mas que, por outro, não tenha um ambiente descontraído, típico de uma casa de família.

O conceito de coworking surge em 2005, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, mérito de um programador chamado Brad Neuberg que teve a ideia de criar um espaço que, ao mesmo tempo, fosse um ambiente de trabalho e de partilha profissional entre trabalhadores independentes ou em remoto e empresários; não abdicando de um lado mais descontraído e livre em relação aos ambientes de trabalho convencionais.

As grandes cidades são, pela sua natureza mais complexa do ponto de vista social e económico, as zonas onde a necessidade de criar espaços deste género se tem evidenciado mais. Um espaço de cowork em Lisboa ou vem dar resposta a essa necessidade.

Vantagens de um espaço de cowork

É claramente uma vantagem para as pessoas que trabalham remotamente, para os trabalhadores independentes e também para as empresas como, por exemplo, as start-ups que podem recorrer a estes espaços em alternativa ao aluguer de imóveis próprios para a atividade empresarial.

Passemos, então, em síntese, as 5 principais vantagens da utilização de um espaço de cowork:

Aumento da produtividade 

Como já foi mencionado anteriormente, para muitos trabalhadores, o ambiente profissional é fundamental para conseguir e manter o foco nas tarefas que estão a desempenhar.
Dessa forma, poder ter acesso a um espaço que na forma se assemelha a um local de trabalho convencional, mas que na prática consiste num ambiente informal de trabalho.
De acordo com nova pesquisa global da Robert Walters, 44% dos profissionais em Portugal consideram que a sua produtividade aumentou com o teletrabalho.

Solução Económica

Alugar um espaço de coworking pode ser uma solução bem mais económica para quem não quer, ou não pode, investir num espaço próprio.

Por um preço bem mais em conta, trabalhadores e empresários podem usufruir de todas as características de um espaço empresarial convencional, evitando o investimento e a burocracia da aquisição de um espaço empresarial.
O preço varia, naturalmente, conforme a localização e as características do próprio espaço mas em Lisboa, por exemplo, a modalidade mais simples de aluguer de um espaço de cowork pode custar entre os 120 e os 180 euros por mês.

Morada comercial

Outra vantagem da utilização de um espaço deste género é o facto de a morada deste poder ser utilizada como a morada comercial da empresa, evitando toda a burocracia inerente ao processo de definir uma morada própria para efeitos comerciais da sua empresa.

No caso dos trabalhadores independentes, ou freelancers, estes podem utilizar a morada destes espaços para receberem a sua correspondência ou qualquer encomenda que lhes seja enviada, evitando utilizar a sua morada de residência par estes fins.

Interação com outros profissionais e receção de clientes

Do ponto de vista do trabalhador ou empresário que opta por um espaço de cowork para desenvolver a sua atividade, poder fazê-lo num local à sua escolha, que seja suficientemente descontraído, mas que mantenha um ambiente e uma dinâmica empresarial é, de facto, uma grande vantagem. Isto permite e fomenta a colaboração entre os utilizadores deste espaço contribuindo, assim, para o aumento da produtividade.

Este é também o espaço ideal para receber pessoas em ambiente profissional, sejam elas clientes, colaboradores, fornecedores, etc.

Expansão da rede de contactos

A utilização, em simultâneo, do mesmo espaço, por empresários, colaboradores e trabalhadores de várias empresas é o ambiente ideal para expandir as respetivas redes de contactos, fator essencial, nos dias de hoje para o sucesso de qualquer empresa.

A maioria destes espaços de coworking possuem zonas de lazer ideais para a partilha de experiências e conhecimento e para a organização de iniciativas que fomentem a partilha entre profissionais das mais diversas áreas de negócio.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.