Feira: Acolhimento de doentes Covid-19 mereceu reconhecimento internacional

1070
CHEDV.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), com sede em Santa Maria da Feira, foi reconhecido intrenacionalmente pela resposta dada à pandemia de Covid-19.

A avaliação abrangeu mais de 100 hospitais de 28 países que participaram no programa ‘Call of Duty for Covid-19’ promovido pela International Hospital Federation (IHF).

Um comité composto por 16 especialistas do sector da saúde distinguiu o ‘Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença’ (CADCOZ), que envolveu diversas instituições da região de Entre Douro e Vouga

Os hospitais reconhecidos pela IHF no programa ‘Call of Duty for Covid-19’ serão apresentados através de uma campanha de divulgação internacional agendada para 15 de dezembro, homenageando hospitais e prestadores de cuidados de saúde de todo o mundo na luta contra a pandemia.

Discurso direto

“A enorme pressão do internamento e a dificuldade em agilizar as altas dos doentes com condições sociais mais desfavorecidas obrigou-nos a criar, em conjunto com a autarquia de Santa Maria da Feira e o apoio da Segurança Social, uma estrutura que pudesse acolher os doentes que, embora ainda Covid positivos, já tinham critérios de alta hospitalar e a quem faltava estrutura familiar ou social de rectaguarda que os acolhesse. A criação da estrutura CADCOZ foi, naquele momento, fundamental para que, nesta que foi uma das regiões mais severamente afectadas na primeira vaga, nunca tivéssemos chegado ao ponto de faltar resposta a nenhum doente, algo de que nos podemos orgulhar e que demonstra a força e a capacidade do Serviço Nacional de Saúde” – Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do CHEDV.

“Um dos principais objectivos na criação deste programa de reconhecimento é destacar a agilidade e diversidade das organizações de saúde em resposta à pandemia Covid-19. A pandemia obrigou os hospitais a desenvolver, implementar e adoptar novas formas de resposta e muitas dessas mudanças irão conduzir a uma mudança positiva na prestação de cuidados de saúde” – Ronald Lavater, CEO da IHF.

Serviços de emergência, com carácter temporário e transitório

O CADCOZ teve como principais objectivos: proporcionar serviços de emergência, com carácter temporário e transitório a doentes portadores da Covid-19, adequados à problemática biopsicossocial dos utentes; assegurar a satisfação das necessidades básicas dos utentes; e prestar cuidados básicos de saúde, com seguimento clínico e acompanhados diariamente por profissionais de saúde. Como estrutura criada com caráter de emergência e transitório, recebeu durante o tempo em que esteve em funcionamento um total de 21 utentes, todos com necessidades de apoio social e com a média de idades de 76 anos.

Publicidade, Serviços & Donativos