“3 Territórios , 1 Rio que nos une”: Projeto cultural interconcelhio vai animar o Verão

484
Espectáculo "Povo que lavas no Rio Águeda" (foto Maba, arquivo).
Smartfire 728×90 – 1

As autarquias de Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga apresentaram, em Águeda, um “projeto cultural único e dinâmico em rede”.

Sob o mote “3 Territórios , 1 Rio que nos une”, a programação cultural interconcelhia irá decorrer a partir de julho para promover a cultura e o turismo, servindo, ainda, para apoiar o regresso à atividade das coletividades que estiveram vários meses praticamente paradas por força do período de confinamento.

O projeto com duração de 12 meses obteve um apoio de 297.900 euros, totalmente suportado por fundos comunitários (Programa Operacional Regional do Centro).

As autarquias vão privilegiar a utilização dos espaços envolventes ao Rio Vouga e à Pateira de Fermentelos como ‘palco’ dos eventos a realizar, estando previsto um forte envolvimento das parceiros locais.

Os três concelhos irão trabalhar em conjunto também atividades artísticas, como a criação de um hino intitulado”Nascer de um Rio”, a interpretar por grupos e bandas musicais dos territórios participantes.

Discurso direto

“Estão reunidas as condições para fazermos deste um projeto vencedor, que vai promover e divulgar a nossa cultura e gastronomia e espero que, no final, possamos ter as raízes criadas para continuar, crescer e fazer cada vez melhor” – Edson Santos (vereador da Câmara de Águeda).

“Temos grandes afinidades,para além da territorial e de limites, como sejam a cultural e algumas delas serão vincadamente desenvolvidas neste projeto” – António Coutinho (presidente da Câmara de Sever do Vouga);

“Saliento a capacidade que os três municípios têm tido em construir pontes, sendo este projeto um dos exemplos da ligação existente entre os três territórios de “municípios-irmãos” – (António Loureiro, presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha).

Programação prevista (resumo)

» Três espetáculos musicais; três espetáculos de luz, cor e magia & artes circenses; sete esculturas; festival e rota gastronómica; recriações históricas; atividades náuticas & birdwatching.

Consultar mais informações sobre atividades culturais e recreativas tripartidas

Publicidade, Serviços & Donativos

Promo728_notav_verao21