Covid-19 / Aveiro: Segundo caso positivo em utentes do lar da Santa Casa

9766
Complexo social da Moita, Oliveirinha (Aveiro).
Comercio 780

Uma segunda pessoa utente do lar da Moita, em Oliveirinha, deu positivo em teste de Covid-19 após ser conduzido às urgências hospitalares com sintomatologia característica daquele coronavírus.

A informação foi avançada ao princípio da noite desta segunda-feira pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, entidade proprietária do complexo social.

Trata-se de um senhor, nonagenário, que ficou internado no hospital de Aveiro com um estado clínico reservado.

É o segundo caso registado no lar da Santa Casa, depois de uma otogenária que também inspira cuidados.

Existem outros utentes que permanecem em isolamento sob vigilância médica, uma vez que manifestam sintomas de Covid-19, mas não careciam, até ao final da tarde, de cuidados hospitalares.

“Estamos com a autoridade de saúde local a tentar controlar a situação, quer em termos das pessoas que temos ao nosso cuidado, quer em termos de resposta do serviço, rezamos para que corra melhor”, declarou o provedor Lacerda Pais, garantindo “uma monotorização ao minuto e resposta a tudo o que se possa fazer”.

Entretanto, a mesa administrativa recorreu a uma bolsa de voluntários formada localmente aguardando respostas para preencher algumas vagas deixadas pela ausência ao serviço de 35 dos seus 140 funcionários, que se encontram ‘de baixa’, a tomar conta de filhos ou, os mais recentes, em quarentena preventiva.

“Quem ficou a trabalhar tem sido excepcional, com turnos de 12 horas, dá-nos uma grande confiança”, elogiou Lacerda Pais.

O lar da Moita, com 118 utentes, conta com o apoio de sete enfermeiros e dois médicos.

[Atualização: A meio da tarde de 24 de março, o número de infetados aumentou para cinco, noticiou a  Agência Lusa]

Artigos relacionados

Covid-19: Lar de Oliveirinha e autoridade de saúde preparam medidas após caso positivo

Covid-19 / Aveiro: Caso positivo faz ativar plano de contingência do lar da Misericórdia

Publicidade, Serviços & Donativos