205 toneladas de pescado apreendidas pela GNR em navio atracado na Gafanha da Nazaré

2790
Foto do Porto de Aveiro (site da APA).
Comercio 780

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu este sábado, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, mais de 205 toneladas de pescado congelado de um navio que poderia render 1,2 milhões de euros.

“No decorrer de uma ação de fiscalização de pescado”, os militares da Guarda detetaram uma descarga não autorizada numa altura em que o pescado (bacalhau, solha, solhão, redfish e alabote) deveria estar selado nos porões do navio. Nessa altura, foi apreendida uma tonelada de pescado que estava fora dos porões.

Segundo a GNR, após verificar a declaração de carga e o documento de controlo das descargas controladas pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), apurou-se que estavam nos porões 205 toneladas de pescado de diversas espécies, que foram apreendidas, bem como um pé-de-cabra, uma chave de estrias, uma empilhadora e dois restos de selos inutilizados.

A Guarda adianta ainda que identificou o capitão do navio,de 69 anos, que é suspeito dos crimes de descaminho ou destruição de objetos colocados sob o poder público e quebra de marcas e de selos, assim como outros 13 homens.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Ílhavo.

Pescado congelado apreendido pela GNR na Gafanha da Nazaré.

Nota da redação: A fotografia de arquivo inicialmente colocada em destaque no artigo, alusiva ao cais da lota de Aveiro, foi retirada por poder ser interpretada erradamente pelos leitores como tendo sido algum dos barcos envolvido na apreensão, o que não sucedeu.

Publicidade, Serviços & Donativos