“2023 será um ano exigente, mas com objetivos fortes” – presidente da AFA

621
AFA (Facebook).
Dreamweb 728×90 – Video I

O ano de 2022 foi um muito importante e serviu de base a uma transição equilibrada, acabando por acalmar o universo futebolístico, que vinha de uma fase complicada, na qual imperou o imprevisto e principalmente o medo, e que foi ocasionada pela COVID-19.

Por José Neves Coelho *

A AFA, graças aos seus associados, aos seus clubes, conseguiu suplantar claramente esta fase e pôde mesmo ultrapassar as expectativas de uma forma muito evidente, transformando o ano que agora findou num exemplo de sucesso, graças à resiliência de todos os nossos dirigentes, dos clubes, do Gabinete Técnico, dos atletas, dos treinadores e dos nossos colaboradores.

Esta conjugação de esforços promoveu uma ainda maior ligação entre todos os intervenientes do futebol, do futsal e do futebol de praia de Aveiro, pela demonstração do grande interesse das partes e, principalmente, pela proatividade destes em prol de uma causa comum.

Prova desta proximidade, ficou patenteada nas presenças registadas nas reuniões deslocalizadas, às quais os nossos clubes responderam em massa e onde foram informados dos eventuais proveitos que daí podiam advir. Vamos continuar a trabalhar nesse sentido, de forma que os nossos clubes possam sair beneficiados, aproveitando, entre outras coisas, diversos projetos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que ao seu contexto se adequam.

Em suma, este ano terminou de forma excelente, com um crescimento significativo do número de atletas, o aumento dos clubes distinguidos como Entidades Formadoras, um enorme impacto das nossas atividades na Aldeia de Futebol de Aveiro e um apoio constante aos nossos associados, através de projetos como o CRECER 2022/2024.

A AFA, na qualidade de organizadora e gestora das diversas atividades desportivas enquadradas na perspetiva do futebol, do futsal e do futebol de praia, preocupa-se com a enorme viabilidade que as provas, os clubes e os seus atletas merecem. Nesse sentido, vai continuar a fazer mais e melhor, mantendo a aposta na construção da segunda fase da Aldeia do Futebol, infraestrutura essencial para o nosso crescimento enquanto associação. Para lá desse reforço, continuará a abrilhantar os campeonatos distritais, tornando-os cada vez mais competitivos, e vai trabalhar junto dos seus clubes para que o número de Entidades Certificadas continue a crescer, promovendo ações de sensibilização e entreajuda.

2023 será um ano exigente, mas com objetivos fortes. Queremos promover a proximidade e a partilha entre a AFA e os seus clubes, pretendemos que os campeonatos distritais, especialmente os seniores, retomem a sua estrutura inicial de forma uniforme e ambicionamos novo aumento do número de praticantes federados, promovendo, para o efeito, medidas de incentivo junto dos clubes, com ações de sensibilização nas escolas do distrito, ao abrigo do novo projeto da FPF, o “Futebol 2030”.

Como complemento, visamos o aumento do número de atletas e equipas na Liga Master e nos campeonatos distritais de futebol de praia, bem como a interação com estabelecimentos de ensino para formação de novos árbitros e agentes desportivos, com realização de formações específicas para árbitros e dirigentes, para uma melhor ligação na partilha de informação.

Para todos os nossos associados, atletas, colaboradores e restantes agentes desportivos que integram a família da AFA, os votos de um 2023 pleno de sucessos pessoais e desportivos, sempre com muito fairplay. A prática desportiva é um bem comum e destina-se a todos nós, que, de uma forma ou de outra, podemos e devemos participar, estando presentes para servir causas tão nobres como as do futebol, do futsal e do futebol de praia.

Neste novo ano, que hoje se inicia, a AFA continuará, como até aqui: a defender um desporto apaixonado, inclusivo e igual para todos.

Feliz 2023!

* Presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.