20 anos de exportações de bicicletas

1172
Stand da 'Portugal Bike Value'.

Num momento de grande incerteza, motivada pela pandemia do Covid-19, a ABIMOTA decidiu analisar toda a evolução registada no setor das bicicletas, no que respeita a exportações, porque sendo altamente exportador, é importante refletir sobre o passado, analisando a sua evolução e o seu estado atual para poderem ser tomadas decisões para o futuro do setor.

Por João Carlos Miranda *

O trabalho que apresentamos no livro “20 anos de exportações de bicicletas” tem por base os dados das exportações registados no Instituto Nacional de Estatística (INE) e através dos números conseguimos ver a evolução, não apenas quantitativa, e nesta área, um au-mento de 50 para mais de 400 milhões de euros é significativo, mas também as particularidades dessa evolução.

É facilmente verificável que o crescimento tem sido praticamente constante ao longo dos anos, sendo que se verifica um incremento assinalável de 2018 para 2019, com um aumento superior a 70 milhões de euros. Uma fatia muito considerável deste aumento é devido ao crescimento das exportações de bicicletas elétricas.

Como se trata de um instrumento de trabalho, foram analisados e são apresentados, em primeiro lugar os grandes números, a evolução das exportações ao longo de 20 anos, de 2000 a 2019, os países para onde foram feitas, os montantes, etc., até chegar à análise por país e por componente.

Estamos certos que da análise dos números serão retiradas muitas conclusões que poderão ajudar as empresas do setor a refletirem sobre a sua estratégia de exportação, mas também vai permitir uma reflexão geral do setor que poderá auxiliar ao repensar a estratégia de exportação do setor e, porque não, procurar que as empresas já estabelecidas nalguns mercados apoiem outras na sua entrada e, globalmente aferir da validade da estratégia seguida pela ABIMOTA através do projeto Portugal Bike Value e confirmá-la ou reorientá-la.

Consideramos ter aqui as bases para uma discussão profícua que possa apoiar o setor a enfrentar os desafios que lhe são colocados.

Uma palavra final para o Secretário Geral, Gil Nadais, que elaborou e coordenou o trabalho de que resultou esta publicação.

* Presidente da ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins. Aceder ao livro “20 anos de exportações de bicicletas”.

Publicidade, Serviços & Donativos