Luís Souto, em Esgueira (Aliança Mais Aveiro).

Luís Souto aproveitou o arranque da apresentação das candidaturas às Juntas, esta sexta-feira à noite em Esgueira, para dar a conhecer, também, os seus os primeiros compromissos eleitorais da ‘Aliança Mais Aveiro’ ouvidos na pré-campanha, em grande medida focados na freguesia anfitriã, mas também medidas transversais.

“A quem nos acusa de não termos projeto e de não apresentarmos ideias dizemos: quem manda na nossa agenda, sabemos bem o caminho que estamos a trilhar”, referiu em jeito de aviso.

Luís Souto disse que o “projeto político está a ser construído com as pessoas, não é figura de retórica”. Feito “em sintonia com as candidaturas às Juntas, contrariamente a outros que previamente já tinham as ideias, não só na sua cabeça, mas divulgando-as, impondo-as – um programa que já estava elaborado”, criticou. “Esta é a participação democrática, um programa de baixo para cima e não o contrário”, acrescentou, garantindo “rigor e seriedade nas propostas como não existe em qualquer outra candidatura, muito menos naquela cuja maior promessa é desfazer tudo o que ao longo dos anos foi sendo feito pelo atual executivo”.

“Um programa eleitoral assente na seriedade das ideias, no rigor, nas contas certas, que tanto sacrifício exigiu aos aveirenses para serem recuperadas após a desgovernação socialista”, afirmou Luís Souto, assegurando que as candidaturas da renovada coligação PSD-CDS-PPM vão prometer “o que efetivamente podemos cumprir”, como se fossem “autênticos compromissos de honra”, em que “as pessoas poderão cobrar o que foi efetivamente prometido”

“Não faremos números de ilusionismo programático, nem prometer tudo a todos, nem solução para tudo como se houvesse dinheiro nos cofres do município para satisfazer toda e qualquer reivindicação. O passado, infelizmente, ensinou-nos que não era esse o caminho”, acrescentou.

Pavilhão-oficina é para “avançar”

A requalificação e alargamento do parque Aventura, novos espaços verdes e de lazer (“uma prioridade em todo o município”) e a requalificação da rua da Ribeira de Esgueira com via ciclável e pedonal figuram na lista de compromissos.

Luís Souto deseja “continuar a valorizar” a zona do estádio iniciada como “fruto de muito trabalho e contas certas” após muitos anos “praticamente sem atividade”, que é “o contrário que a oposição quer. Não vamos parar nada”, disse, dando o exemplo do pavilhão-oficina que Alberto Souto pretende anular antes de seguir para construção. “Faz algum sentido haver uma proposta em 2025 para parar tudo, pensar tudo, perder mais 10, 20 anos ? Queremos avançar”. Uma “auscultação” aos clubes desportivos” concluiu que o equipamento “é mesmo necessário”. Portanto, “se está em condições de ser financiado e construído, connosco é mesmo para avançar”.

“Valorizar o Clube do Povo de Esgueira, com condições que nunca teve apesar de tanto merecer” é outro dos compromissos do candidato à Câmara, estendendo a garantia de apoio a outras instituições exemplares, como a Associação Desportiva Taboeira.

Falta de estacionamento: “problema número 1”

O novo acesso da Avenida Europa ao centro de Esgueira estará, igualmente, no programa. O “problema número 1” a resolver será “a gritante falta de estacionamento”, tendo “varias hipóteses para estudar”.

Entre as medidas comuns, Luís Souto garantiu que irá “procurar explorar todas as dimensões e instrumentos na lei” para criar mais habitação e “reavaliar” o funcionamento dos transportes, devido a “disfunções” (“excesso de oferta nuns locais e escassez em outros”). Disse, ainda, que “é chegada a hora de apostar muito no reforço da coesão territorial, as pessoas vão sentir isso”.

O candidato acredita que dará continuidade às vitórias eleitorais das sucessivas coligações de direita, mas pede mobilização. “Estamos muito confiantes numa grande vitória, mas não ficamos desncasados à espera das coisas aconteceram”, alertou.

Luís Souto elogiou a disponibilidade de Rui Cordeiro, candidato à Junta, ao aceitar o desafio proposto. “Revelou qualidades umas a seguir às outras, de carácter, sempre disponível, o tem a ver com a participação associativa. Está mais do que pronto para assumir o desafio”, referiu.

Projetos num “eixo de continuidade do excelente trabalho”

O cabeça de lista para a Câmara acredita que vai ter consigo nas Juntas “as pessoas mais competentes” e apresentar os melhores projetos “num eixo de continuidade do excelente trabalho nos últimos anos”, lembrando que “tem sido solidário” com o projeto do presidente Ribau Esteves, retirando “muito orgulho” de “um legado que reconhecerei e defenderei sempre”.

Reconhecimento que estendeu ao trabalho de Ângela Almeida, que conclui o ciclo de três mandatos em Esgueira. “Fez-se um bom trabalho, teremos de inovar é certo, mas em respeito pelo trabalho desenvolvido”, declarou Luís Souto. A presidente da Junta preferiu assistiu na entrada do salão da freguesia, fruto, eventualmente, de ‘feridas ainda por cicatrizar” de disputas partidárias internas.

Apresentação de candidatos à freguesia de Esgueira , 2025 (Aliança Mais Aveiro).

“Por uma Esgueira ainda mais forte, mais justa e mais próxima de todos”

Rui Cordeiro mostrou-se conhecedor da realidade local e participou “ativamente” na vida da comunidade. “Conheço os desafios de quem aqui vive, em cada lugar” de uma freguesia “com energia muito particular, que tem crescido e modernizado”, com mais residentes, “mas também uma freguesia com muitos desafios”, comprometendo-se “a trabalhar por uma Esgueira ainda mais forte, mais justa e mais próxima de todos”, com atenção “às pequenas e grandes coisas” e sendo “parceira” das entidades locais e uma Junta “cada vez mais pensada para todos”. O candidato mostrou-se satisfeito por ter a garantia do cabeça de lista à Câmara de dar “prioridade máxima” à melhoria do estacionamento no centro da freguesia.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).