11 dicas para um Natal mais sustentável

917
Festas de Natal em Vagos.
Dreamweb 728×90 – Video I

A época mais calorosa do ano está a chegar: o Natal! Além das tradicionais luzes e decorações festivas, esta altura traz consigo um consumo excessivo e também desperdício alimentar associado.

Essência do Ambiente *

Para combater estas problemáticas, tornando a sua rotina mais ecológica, sustentável e verde deixamos 11 dicas que contribuem de forma positiva para um Natal mais amigo do ambiente para si, mas também para quem o rodeia.

1º Faça a sua própria árvore de Natal

Ao invés de comprar as tradicionais árvores de Natal feitas de plástico, faça a sua própria árvore com materiais que tenha por casa. Aqui as opções são infinitas! Pode fazer uma árvore tradicional ou ir mais longe e fazer uma árvore na sua própria parede. Por exemplo, com paus de madeira que encontrar num passeio pela natureza.

2º Crie os seus próprios enfeites

Na hora de pensar decorar o seu pinheiro de Natal pense em como pode torná-lo mais original, sem ter de gastar dinheiro. Para isso, a imaginação não tem limites e pode até envolver as crianças para uma atividade divertida.

Reutilize os materiais que tem por casa e seja criativo. Pegue em rolhas de cortiça, cartão, rolos de papel higiénico, caixas de ovos, de cápsulas de café e faça os seus adornos natalícios. Uma outra dica que deixamos é colocar alguns elementos naturais como pinhas, paus de canela, frutas secas, entre outros, e ficará com decorações fantásticas.

3º Faça uma lista de compras

Antes de se iludir com todas as propostas, alusivas ao Natal, que nos enchem o olhar nos supermercados e nos shoppings e que nos fazem comprar por impulso, faça uma lista com todas as compras que precisa para o dia de Natal. Assim, evitará o consumo inconsciente e contribuirá para uma pegada ecológica sustentável. E, claro, estará também a poupar.

4º Coloque a sua casa a cheirar a Natal

Natal é também sinónimo de cheiros natalícios e, por essa razão, aconselhamo-lo a brincar com os cheiros de sua casa para os deixar na memória de todos.

Coloque numa jarra alguns elementos como canela, laranja e até pequenos galhos de pinheiro, deixe estar por algum tempo todos os elementos na jarra com água. Seguidamente, borrife pela casa e ficará com um aroma divinal.

5º Decore a sua casa

Faça um passeio por um jardim ou floresta perto de sua casa e apanhe alguns elementos da natureza para decorar a sua casa. Paus de madeira, galhos de pinheiro e algumas pinhas podem ser exemplos de elementos decorativos para que a sua casa fique verdadeiramente natalícia.

6º Opte por luzes led

Para que a sua fatura de eletricidade não suba neste Natal, o ideal é que tenha todas as decorações de Natal com iluminação led. Uma outra dica que deixamos é que ligue apenas as decorações à noite e não as deixe durante todo o dia. Assim, irá garantir que a fatura não aumentará. Sabia que ao poupar energia está também a poupar água? É verdade…

7º Controle os gastos dos presentes

Para que não tenha gastos em demasia nesta altura do ano, recomendamos que faça uma listagem das pessoas a quem tem de comprar um miminho e que coloque o que pretende oferecer a cada uma delas. Assim, na hora de comprar o presente saberá muito melhor como procurar e como guiar-se.

8º Reutilize decorações antigas

Os seus adornos de Natal até podem estar a ficar sem cor, mas não corra até a uma loja para comprar novos. Reutilize o que já tem. Como? Pinte com tintas que tenha por casa, faça colagens, recortes… A imaginação não tem mesmo limite. Só precisa de ser criativo.

9º Compre local

Fique a saber que a forma como produzimos e consumimos os produtos tem contribuído diretamente para o agravamento das problemáticas ambientais. Por isso, é fundamental apoiar o comércio local, pois para além de reduzirmos as deslocações e, consequentemente, as emissões de gases, ajudamos a economia local.

10º Faça embrulhos originais

Reduza o embalamento e o uso excessivo de papel de embrulho, cartão e plástico nesta época festiva. Opte por alternativas mais ecológicas! E como? Pense em coisas que achava que poderiam acabar no lixo e transforme-as em embrulhos.

Pedaços de tecido, folhas escritas, caixas de sapatos e sacos são alguns dos exemplos de opções que pode usar para tornar os seus embrulhos os mais originais e sustentáveis.

11º Evite o desperdício alimentar

Combata o desperdício alimentar nesta época festiva marcada por um consumo excessivo e desnecessário. Por isso, não compre aquilo que não precisa. Antes de fazer as suas compras, faça também uma lista de tudo aquilo que necessita.

E não deite fora as sobras de Natal. Aproveite para fazer receitas absolutamente deliciosas. Veja AQUI algumas sugestões e como pode fazê-las.

Estas são apenas 11 dicas que pode facilmente incutir na sua casa nesta altura natalícia. Existem muitas mais para implementar. O fundamental é que incremente verdadeiras mudanças responsáveis na sua vida. As próximas gerações dependem disso. Por isso, reflita e repense bem nos seus hábitos e comportamentos.

* Artigo publicado originalmente no site Essência do Ambiente.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.