Saúde: PS satisfeito pela integração de Ovar na ULS do EDV

323
Hospital Francisco Zagalo, Ovar.

A concelhia do PS de Ovar emitiu um comunicado a “saudar” a passagem anunciada do concelho para a Unidade Local de Saúde (ULS) do Entre Douro e Vouga, deixando a ULS da Região de Aveiro, “pois desde a primeira hora que nos opusemos à mudança de Ovar para Aveiro e contra ela lutámos”.

Artigos relacionados

Governo satisfaz pretensões de Ovar e altera referenciação hospitalar para a ULS Entre e Douro e Vouga

Auto de Transferência de Competências para os Órgãos Municipais no domínio da Saúde.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O PS recorda que foi “a primeira força política a manifestar a sua indignação e a efetuar todas a diligências ao seu alcance, junto da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e, acima de tudo, da Assembleia da República, com o apoio dos deputados do PS eleitos pelo distrito de Aveiro”. A concelhia assumiu o descontentamento local ao ponto de ir “mesmo mais longe ao exigir, publicamente e por escrito, a demissão do Ministro da Saúde”.

Uma “posição clara”, sublinha o PS, “ao contrário das posturas políticas dúbias de outros que, naquela época e por força de circunstâncias ainda pouco claras quanto ao futuro de uns e outros, apenas arriscaram um projeto que visava somente uma frágil referenciação, num discurso distinto do que propalavam na praça pública”.

Os socialistas vareiros garantem, ainda, que já tinha acordado com o candidato a Primeiro Ministro pelo Partido Socialista e Secretário-Geral, Pedro Nuno Santos, “um compromisso público de integração de Ovar na ULS Entre Douro e Vouga.” Mais recentemente, os deputados socialistas, já com o novo Governo em funções, “voltaram a recordar e vincar a resolução aprovada na anterior Legislativa, instando a que fossem efetuadas as diligências necessárias à integração do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar e dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar na Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga”.

“Finalmente, parece existir unanimidade nas forças partidárias do concelho, no que concerne à qualidade dos serviços de saúde para os nossos cidadãos. Pela nossa parte, estamos de consciência tranquila, pois a nossa ação demonstrou aos cidadãos de Ovar que são para nós a superior prioridade, muito acima de quaisquer interesses ou lealdades partidárias”, destaca a concelhia do PS de Ovar.

A decisão agora anunciada resulta de uma “negociação, cujos contornos e contrapartidas” não são “ainda totalmente” conhecidas, esperando o PS “que não tenham sido comprometidos direitos fundamentais no futuro dos ovarenses.”

A concelhia ‘rosa’ espera que “a concretização rápida desta mudança, que contemple a integração na ULS Entre Douro E Vouga, salvaguardando os cuidados de saúde de proximidade, especialmente a abertura plena das nossas Unidades de Saúde Familiares e otimização dos serviços a prestar pelo Hospital Francisco Zagalo”, pelo que o executivo camarário será questionado na reunião ordinária desta segunda-feira pelos eleitos do PS.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.