Três décadas de associativismo intermunicipal assinaladas com eventos especiais

2217
Assembleia Intermunicipal, Aveiro (edifício da antiga Assembleia Distrital).

O Dia da Região de Aveiro, agendado para 16 de outubro próximo, terá como seu ponto alto a comemoração dos 30 anos de associativismo intermunicipal, coincidindo com uma conferência, visitas a investimentos relevantes e, a fechar, o habitual concerto, anunciou Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA)

Em 2019 passam três décadas sobre a criação da Associação dos Municípios da Ria de Aveiro (AMRIA), que teve sequência com vários formatos legais até à atualidade, em que a CIRA representa 11 autarquias (cerca de 400 mil habitantes).

O programa de aniversário, hoje revelado numa conferência de imprensa, incluirá ainda cinco iniciativas ao longo dos próximos meses.

A 1 de abril, terá lugar a apresentação de projetos na área da educação. Depois de investimentos no parque escolar, a CIRA quer executar um programa “inovador” de combate ao insucesso escolar durante três anos letivos, abrangendo quase 60 mil alunos.

A 10 de abril, a cidade de Aveiro receberá uma conferência do programa europeu ‘Clair City’, que é vocacionado para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida no espaço urbano.

A CIRA agendou para 13 de abril, em Estarreja, a inauguração de uma das obras protocoladas com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no caso a que permitiu reforçar as defesas dos campos de Salreu e minimizar cheias no rio Antuã. Empreitadas idênticas estão em fase arranque no rio Vouga para fazer face a rombos em Albergaria-A-Velha e Aveiro (Eixo), num investimento de meio milhão de euros.

No apoio ao desenvolvimento de projetos públicos e privados, a Região de Aveiro irá dar a conhecer a 16 de abril na praia da Vagueira (Vagos) as candidaturas que foram financiados e estão em desenvolvimento no âmbito do programa MAR 2020.

Por fim, a CIRA irá promover mais um fim-de-semana de eventos de 5 a 7 de julho ‘Ria de Aveiro Weekend’, agora num novo formato que foi anunciado há dois anos centrado no elemento água, elo de ligação de todos os municípios. A tradicional Regata de Moliceiros irá ter grande visibilidade no conjunto das ações em organização.

A Região de Aveiro lançou, entretanto, uma agenda intermunicipal com o conjunto de iniciativas a promover até ao final do ano.

Em dezembro, a fechar o programa comemorativo, será lançado um livro e decorrerá a inauguração de um monumento junto à antiga Assembleia Distrital de Aveiro, sede da CIRA.

Conferências

A CIRA está a organizar, para além de uma sessão solene evocativa dos 30 anos, conferências (17 e 18 de outubro). Um dos temas será o da mobilidade e ambiente como contributos para a redução da pegada ecológica. Isto numa altura em a Autoridade Regional de Transporte se prepara para assumir em janeiro de 2020 a gestão da operação dos transportes intermunicipais e municipais. 10 já entregaram essa responsabilidade à CIRA. Aveiro fará uma cooperação técnica. Outro tema a debater está relacionado com as florestas e proteção civil, para divulgar propostas e e proejtos de capacitação para a gestão destas matérias.

Aveiro Digital

A CIRA prepara a continuidade do programa Aveiro Digital e o lançamento do novo site da Região de Aveiro para fortalecer as relações de proximidade dos diversos serviços aos cidadãos através das plataformas eletrónicas.

Designação Região de Aveiro

O Governo assumiu o compromisso de adoptar a expressão Região de Aveiro ao Centro Hospitalar e agrupamento de centros de saúde, o que poderá acontecer ainda este ano.

Despoluição da Ria mobilizou municípios

O projeto associativo dos municípios da Ria teve origem para dar seguimento aos estudos de despoluição da laguna elaborados pela Universidade de Aveiro e Junta Autónoma do Porto de Aveiro (JAPA) para resolver o problema com falta de tratamento e destino final de efluentes. Investimentos relevantes (150 milhões de euros) que viriam a ser executados pela empresa SIMRIA.

Discurso direto

“É uma das mais antigas associações de municípios do País de fins gerais, está forte, estável e muito realizadora, assumindo múltiplas responsabilidades financeiras em projetos diversos” – Ribau Esteves, presidente da CIRA.

Publicidade, Serviços & Donativos