Visitas guiadas ao Parque do Rio Ul mostram mudanças de outono nas árvores e fauna

456
Parque do Rio Ul.

O outono é uma época de muitas mudanças para todas as árvores, facto que constitui o ponto de partida para a próxima visita guiada no Parque Urbano do Rio Ul, em S. João da Madeira, a realizar no sábado, 27 de outubro, às 15:00.

Com o guia José Pedro Silva, os participantes nesta atividade promovida pela Câmara Municipal vão ter a oportunidade de perceber como as diferentes espécies de árvores estão a adaptar-se para passar o inverno.

No dia seguinte, domingo (28 de outubro), há nova visita agendada para as 10h00, durante a qual o guia Hugo Oliveira abordará o tema “os habitantes de inverno que chegam ao parque”. São “aves como a garça-real e o papa-moscas”, que escolhem destinos “onde tenham abrigo e alimento” na estação mais fria.

Adequadas para famílias e para todos os interessados, ambas as visitas guiadas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, via formulário on-line acessível através da página de Facebook do Parque do rio Ul ou diretamente em goo.gl/cqnz9h. O ponto de encontro é a Casa da Natureza, localizada junto ao café desse espaço verde.

Desfolhada na sexta-feira

A Casa da Natureza é também o ponto de encontro para a desfolhada à moda antiga que vai decorrer no Parque do Rio Ul já na sexta-feira, 26 de outubro, entre as 16:30 e as 18:00. A iniciativa é promovida pelo departamento de educação pré-escolar do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.

No âmbito do Programa Sénior Ativo, promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia de S. João da Madeira, será proporcionado transporte para esta desfolhada a seniores sanjoanenses a partir das zonas da Mourisca e do Orreiro.