Vilarinho de São Roque reclassificada como Aldeia de Portugal

1146
Vilarinho de S. Roque - Moinhos do Regatinho.
Comercio 780

A Associação de Turismo de Aldeia (ATA) reclassificou Vilarinho de São Roque, na freguesia de Ribeira de Fráguas, como Aldeia de Portugal. A pertença a esta rede nacional de aldeias turísticas traduz-se num incentivo à melhoria permanente dos espaços rurais, sem esquecer as diferentes dinâmicas de cada aldeia e o principal capital – a comunidade.

A rede Aldeias de Portugal propõe uma forma diferente de abordar o Turismo Rural, que se diferencia da restante oferta por proporcionar aos seus visitantes a “Experiência da Ruralidade”, através de um produto único e inimitável, mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer os usos e costumes. Estes espaços rurais distinguem-se pela sua presença remota na História e conservam legados de grande valor patrimonial e cultural.

Para uma povoação receber a classificação de Aldeia de Portugal, deve cumprir com determinados critérios, nomeadamente, o interesse natural/ cultural da aldeia, o estado de conservação do seu edificado (que deverá ter características específicas), a vivência social dos habitantes e a oferta turística, entre outros.

Às Aldeias de Portugal é reconhecido um passado de tradições expresso pelas suas gentes, cultura, usos e costumes, uma tradição que não morreu com o tempo e que tem deixado cada vez menos gente indiferente.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780